Os impactos da sindemia nas concepções e práticas pedagógicas de docentes da educação básica
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Tassoni, Elvira Cristina MartinsData de publicação
11/02/2025Tipo de conteúdo
Tese de doutoradoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa vincula-se à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e traz como contributo o registro, por meio de dados empíricos da experiência vivida por professores da Educação Básica frente aos impactos, nas práticas pedagógicas, da sindemia covídica. O termo sindemia aplica-se a uma doença que afetou diferentes campos da vida social. As escolas necessitaram fazer uso de novas estratégias para a continuidade das aulas, professores em exercício precisaram reorganizar sua prática docente, sobretudo no tocante ao uso de novas tecnologias da informação e comunicação. É nesse contexto que essa pesquisa tem por objetivo captar e analisar os movimentos de reflexão de docentes da Educação Básica, a partir da experiência nesse ambiente de crise sindêmica, que indicam possíveis mudanças e a incorporação ou não de novos elementos nas práticas pedagógicas, indiciando uma renovação das mesmas. Para a realização dessa tarefa, foi realizada uma ampla revisão bibliográfica em três bases de dados indexadas (Scielo, Portal de Periódicos CAPES e ERIC), com o intuito de compreender como os primeiros estudos discorreram sobre esse período e o modo pelo qual a prática docente, nesse sentido, foi discutida na literatura especializada. Após processo de filtragem e análise, foram elencados 80 trabalhos que auxiliaram na compreensão do fenômeno em escala mundial, organizados em três temas e na construção de um questionário e um roteiro de entrevista semiestruturada, aplicados em três escolas públicas de uma cidade do interior paulista, uma de Educação Infantil, outra dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a terceira dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Foram entrevistadas as gestoras responsáveis pelas instituições e disponibilizado a todos os professores um questionário online, no intuito de traçar um panorama acerca do enfrentamento dessa sindemia, com o retorno de 45 respondentes. Para esse total de professores houve o convite para participar das entrevistas semiestruturadas em dois momentos: logo após o retorno das atividades presenciais e novamente após um ano da retomada presencial. Foram entrevistados 10 professores e os dados construídos foram submetidos ao processo de análise por meio da construção de núcleos de significação. Com isso, foram construídos três núcleos de significação: a disruptividade no ambiente escolar; efeitos das tecnologias nas práticas pedagógicas; e a reconstrução do ofício de professor. Na análise desses núcleos, cabe destacar as mudanças na rotina escolar com a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação durante o período de afastamento social, fato que desvela os problemas inerentes à desigualdade social e a necessidade de busca por formação específica para o enfrentamento da situação. Além disso, o desenvolvimento de novas habilidades referentes ao uso dessas ferramentas, aliado à praticidade com os ganhos em infraestrutura advindos do enfrentamento da sindemia, indiciam uma possível renovação das práticas pedagógicas. Por fim, a reflexão acerca do movimento de sindemia implica em reflexões acerca da própria identidade enquanto professores e do papel da escola diante das mudanças impostas não só pela sindemia, mas pela estrutura da gestão pública vigente, demarcada por um cenário de engessamento, vigilância e desvalorização profissional.
This research is linked to the line of research Teacher Training and Pedagogical Practices and contributes by recording, through empirical data, the experience lived by Basic Education teachers in the face of the impacts, on pedagogical practices, of the COVID syndemic. The term syndemic applies to a disease that affected different areas of social life. Schools needed to use new strategies to continue classes, and in-service teachers needed to reorganize their teaching practice, especially regarding the use of new information and communication technologies. It is in this context that this research aims to capture and analyze the reflection movements of Basic Education teachers, based on the experience in this environment of syndemic crisis, which indicate possible changes and the incorporation or not of new elements in pedagogical practices, indicating a renewal of these. To accomplish this task, a broad bibliographic review was conducted in three indexed databases (Scielo, CAPES Periodicals Portal and ERIC), with the aim of understanding how the first studies discussed this period and the way in which teaching practice, in this sense, was discussed in the specialized literature. After a filtering and analysis process, 80 works were listed that helped in understanding the phenomenon on a global scale, organized into three themes and in the construction of a questionnaire and a semi-structured interview script, applied in three public schools in a city in the interior of São Paulo: one for Early Childhood Education, another for the initial years of Elementary School and the third for the final years of Elementary School and High School. The administrators responsible for the institutions were interviewed and an online questionnaire was made available to all teachers, with the aim of outlining an overview of how this syndemic was addressed, with the response of 45 respondents. This total of teachers was invited to participate in semi-structured interviews at two moments: immediately after the return of in-person activities and again one year after the resumption of in-person activities. Ten teachers were interviewed and the data collected were subjected to the analysis process through the construction of meaning cores. As a result, three meaning cores were constructed: disruption in the school environment; effects of technologies on pedagogical practices; and the reconstruction of the teaching profession. In the analysis of these cores, it is worth highlighting the changes in the school routine with the use of new information and communication technologies during the period of social distancing, a fact that reveals the problems inherent to social inequality and the need to seek specific training to face the situation. In addition, the development of new skills related to the use of these tools, combined with the practicality with the infrastructure gains resulting from facing the syndemic, indicate a possible renewal of pedagogical practices. Finally, reflection on the syndemic movement implies reflections on one's own identity as teachers and the role of the school in the face of changes imposed not only by the syndemic, but by the current public management structure, marked by a scenario of rigidity, surveillance and professional devaluation.
Palavras-chave
Formação de professores em serviçoCOVID-19
Práticas pedagógicas
In-service teacher training
Pedagogical practices