dc.contributor.advisor | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
dc.contributor.author | Romão, Paulo Cesar Ricci | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T13:23:18Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T13:23:18Z | |
dc.date.issued | 2025-02-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17604 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa vincula-se à linha de pesquisa Formação de Professores e
Práticas Pedagógicas e traz como contributo o registro, por meio de dados
empíricos da experiência vivida por professores da Educação Básica frente aos
impactos, nas práticas pedagógicas, da sindemia covídica. O termo sindemia
aplica-se a uma doença que afetou diferentes campos da vida social. As escolas
necessitaram fazer uso de novas estratégias para a continuidade das aulas,
professores em exercício precisaram reorganizar sua prática docente, sobretudo
no tocante ao uso de novas tecnologias da informação e comunicação. É nesse
contexto que essa pesquisa tem por objetivo captar e analisar os movimentos de
reflexão de docentes da Educação Básica, a partir da experiência nesse
ambiente de crise sindêmica, que indicam possíveis mudanças e a incorporação
ou não de novos elementos nas práticas pedagógicas, indiciando uma
renovação das mesmas. Para a realização dessa tarefa, foi realizada uma ampla
revisão bibliográfica em três bases de dados indexadas (Scielo, Portal de
Periódicos CAPES e ERIC), com o intuito de compreender como os primeiros
estudos discorreram sobre esse período e o modo pelo qual a prática docente,
nesse sentido, foi discutida na literatura especializada. Após processo de
filtragem e análise, foram elencados 80 trabalhos que auxiliaram na
compreensão do fenômeno em escala mundial, organizados em três temas e na
construção de um questionário e um roteiro de entrevista semiestruturada,
aplicados em três escolas públicas de uma cidade do interior paulista, uma de
Educação Infantil, outra dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a terceira
dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Foram entrevistadas as
gestoras responsáveis pelas instituições e disponibilizado a todos os professores
um questionário online, no intuito de traçar um panorama acerca do
enfrentamento dessa sindemia, com o retorno de 45 respondentes. Para esse
total de professores houve o convite para participar das entrevistas
semiestruturadas em dois momentos: logo após o retorno das atividades
presenciais e novamente após um ano da retomada presencial. Foram
entrevistados 10 professores e os dados construídos foram submetidos ao
processo de análise por meio da construção de núcleos de significação. Com
isso, foram construídos três núcleos de significação: a disruptividade no
ambiente escolar; efeitos das tecnologias nas práticas pedagógicas; e a
reconstrução do ofício de professor. Na análise desses núcleos, cabe destacar
as mudanças na rotina escolar com a utilização das novas tecnologias da
informação e comunicação durante o período de afastamento social, fato que
desvela os problemas inerentes à desigualdade social e a necessidade de busca
por formação específica para o enfrentamento da situação. Além disso, o
desenvolvimento de novas habilidades referentes ao uso dessas ferramentas,
aliado à praticidade com os ganhos em infraestrutura advindos do enfrentamento
da sindemia, indiciam uma possível renovação das práticas pedagógicas. Por
fim, a reflexão acerca do movimento de sindemia implica em reflexões acerca da
própria identidade enquanto professores e do papel da escola diante das
mudanças impostas não só pela sindemia, mas pela estrutura da gestão pública
vigente, demarcada por um cenário de engessamento, vigilância e
desvalorização profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is linked to the line of research Teacher Training and Pedagogical
Practices and contributes by recording, through empirical data, the experience
lived by Basic Education teachers in the face of the impacts, on pedagogical
practices, of the COVID syndemic. The term syndemic applies to a disease that
affected different areas of social life. Schools needed to use new strategies to
continue classes, and in-service teachers needed to reorganize their teaching
practice, especially regarding the use of new information and communication
technologies. It is in this context that this research aims to capture and analyze
the reflection movements of Basic Education teachers, based on the experience
in this environment of syndemic crisis, which indicate possible changes and the
incorporation or not of new elements in pedagogical practices, indicating a
renewal of these. To accomplish this task, a broad bibliographic review was
conducted in three indexed databases (Scielo, CAPES Periodicals Portal and
ERIC), with the aim of understanding how the first studies discussed this period
and the way in which teaching practice, in this sense, was discussed in the
specialized literature. After a filtering and analysis process, 80 works were listed
that helped in understanding the phenomenon on a global scale, organized into
three themes and in the construction of a questionnaire and a semi-structured
interview script, applied in three public schools in a city in the interior of São
Paulo: one for Early Childhood Education, another for the initial years of
Elementary School and the third for the final years of Elementary School and High
School. The administrators responsible for the institutions were interviewed and
an online questionnaire was made available to all teachers, with the aim of
outlining an overview of how this syndemic was addressed, with the response of
45 respondents. This total of teachers was invited to participate in semi-structured
interviews at two moments: immediately after the return of in-person activities
and again one year after the resumption of in-person activities. Ten teachers were
interviewed and the data collected were subjected to the analysis process
through the construction of meaning cores. As a result, three meaning cores were
constructed: disruption in the school environment; effects of technologies on
pedagogical practices; and the reconstruction of the teaching profession. In the
analysis of these cores, it is worth highlighting the changes in the school routine
with the use of new information and communication technologies during the
period of social distancing, a fact that reveals the problems inherent to social
inequality and the need to seek specific training to face the situation. In addition,
the development of new skills related to the use of these tools, combined with the
practicality with the infrastructure gains resulting from facing the syndemic,
indicate a possible renewal of pedagogical practices. Finally, reflection on the
syndemic movement implies reflections on one's own identity as teachers and
the role of the school in the face of changes imposed not only by the syndemic,
but by the current public management structure, marked by a scenario of rigidity,
surveillance and professional devaluation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores em serviço | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | In-service teacher training | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.title | Os impactos da sindemia nas concepções e práticas pedagógicas de docentes da educação básica | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3912020958254253 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.referee | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
puc.referee | Rios, Monica Piccione Gomes | |
puc.referee | Nörnberg, Marta | |
puc.referee | Leite, Sergio Antonio da Silva | |
puc.refereeLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7467574585513397 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7043669208268533 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |