Adolescência e escola: significações na transição do ensino fundamental para o ensino médio
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Autor
Orientador
Tassoni, Elvira Cristina MartinsData de publicação
11/12/2024Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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A presente pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, subsidia os estudos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, sobretudo em torno da temática dos processos de transição que ocorrem na trajetória escolar. Nosso objetivo é analisar as significações atribuídas por estudantes à transição do 9º ano do Ensino Fundamental para o 1º ano do Ensino Médio, e suas implicações para uma prática pedagógica humanizadora. A partir de uma aproximação entre a Teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Humanizadora de Paulo Freire, olhamos para a adolescência para além de uma visão naturalizante e patologizante. A técnica escolhida para produção do material empírico, nesta pesquisa de abordagem qualitativa, foi a do grupo focal com adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular do interior do estado de São Paulo. Ao todo, foram dois encontros com cada grupo, ocorridos entre outubro e dezembro de 2023. Os dados produzidos foram analisados em dois eixos temáticos: a dimensão das (re)produções de discursos sobre o Ensino Médio e a dimensão das experiências. A partir de uma análise na perspectiva interacionista, compreendemos que o processo de significação sobre a transição para o Ensino Médio é marcado por aspectos culturais, sociais e históricos. Muitos discursos contribuem para a promoção do medo em relação à próxima etapa, o que não se confirma, pois, os estudantes afirmam não ser tão difícil quanto falavam, questionando os discursos que geravam medo. Por outro lado, relatam que o grande contraste em relação ao Ensino Fundamental, é lidar com a pressão de ter que pensar na escolha profissional e se preparar para o vestibular. Neste sentido, para a promoção de uma pedagogia humanizadora ao longo do processo de transição para o Ensino Médio, se faz necessário construir uma relação dialógica entre professoreducando que, levando em consideração os conflitos e preocupações dos estudantes, promova um enfrentamento de sua realidade.
This master’s research, conducted within the Graduate Program in Education at PUCCampinas, in the line of Teacher Education and Pedagogical Practices, supports the studies carried out by the Research Group on Teacher Education and Work, particularly regarding the theme of transition processes in the school trajectory. Our goal is to analyze the meanings attributed by students to the transition from the 9th grade of Elementary School to the 1st year of High School and its implications for a humanizing pedagogical practice. Drawing on a connection between HistoricalCultural Theory and Paulo Freire’s Humanizing Pedagogy, we approach adolescence beyond a naturalizing and pathologizing perspective.The technique chosen for the production of empirical material in this qualitative research was the focus group method, conducted with 9th-grade Elementary School students and 1st-year High School students from a private school in the interior of São Paulo state. In total, two sessions were held with each group between October and December 2023. The data produced were analyzed across two thematic axes: the dimension of (re)productions of discourses about High School and the dimension of experiences. From an interactionist analytical perspective, we understand that the process of attributing meaning to the transition to High School is shaped by cultural, social, and historical aspects. Many discourses contribute to fostering fear regarding the next stage, which is not corroborated by the students, as they affirm that it is not as difficult as they were led to believe, challenging the fear-inducing narratives. On the other hand, they report that the significant contrast with Elementary School lies in dealing with the pressure of having to think about career choices and preparing for university entrance exams. In this sense, to promote a humanizing pedagogy throughout the transition process to High School, it is necessary to build a dialogical relationship between teacher and student that, considering the students’ conflicts and concerns, fosters an engagement with their reality.
Palavras-chave
AdolescênciaEnsino Médio
Pedagogia Humanizadora
Teoria Histórico-Cultural
Formação de Professores
Adolescence
High School
Humanizing Pedagogy
Historical-Cultural Theory
Teacher Training