Leitura, escrita e multiletramentos nos anos finais do ensino fundamental
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Tassoni, Elvira Cristina MartinsData de publicação
12/12/2024Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e subsidia os estudos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Linguagens, Desenvolvimento Humano e Atividade Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Ela versa sobre a análise de quatro propostas de produção textual publicadas pelo Observatório do Movimento pela Base. Os materiais didáticos são voltados, principalmente, às turmas do Ensino Fundamental Anos Finais. A análise foi realizada por intermédio de categorias estabelecidas pela Pedagogia dos Multiletramentos, conceito este criado pelo The New London Group (Grupo de Nova Londres) em um manifesto produzido em 1996 e que leva em consideração a diversidade de linguagens e de culturas. Visto isso, nossa pergunta norteadora nesta investigação é: de que modo os multiletramentos são explorados em um material didático de redação elaborado para o Ensino Fundamental Anos Finais pelo Observatório do Movimento pela Base? Já o nosso objetivo é analisar as possibilidades de experiência no campo dos multiletramentos por meio das propostas de produção textual contidas em quatro sequências de atividades de livre acesso que exploram o gênero narrativo conto. Como procedimentos metodológicos, embasamo-nos na abordagem qualitativa e adotamos a análise documental, uma vez que o material didático específico foi tratado como documento. Analisamos esse material didático a partir de categorias estabelecidas pela Pedagogia dos Multiletramentos, a saber: available designs, designing e redesigned. Quanto aos gêneros que analisamos, são eles: conto de mistério, conto de terror, conto de fadas e conto fantástico. A partir da compreensão do conceito de multiletramentos e de suas implicações nas práticas de leitura e de escrita no contexto escolar, concluímos que o material didático em questão apresenta oportunidades aos alunos de terem contato com a diversidade de culturas e de linguagens. No entanto, por ser mais centrado na aquisição de técnicas e de habilidades, as sequências de atividades não proporcionam muitos momentos de reflexão crítica sobre os assuntos estudados, algo necessário para a formação e a atuação cidadã dos estudantes. Também esperamos que os resultados desta pesquisa proporcionem aprofundamento teórico e a reflexão crítica frente à prática para os professores que se dedicam a proporcionar aos seus alunos oportunidades de participar de atividades de leitura e de produção textual em uma conjuntura de multiletramentos.
The present research is linked to the research line Teacher Education and Pedagogical Practices and supports studies conducted within the scope of the Research Group on Language, Human Development and Pedagogical Activity of the Postgraduate Program in Education at PUC-Campinas. It addresses the study of four text production proposals published by the Observatório do Movimento pela Base. These educational materials are primarily aimed at upper Elementary School classes. The analysis was conducted through categories established by the Pedagogy of Multiliteracies, a concept that emerged in a manifesto of The New London Group, in 1996, which takes into consideration the diversity of languages and cultures. That being said, the question addressed by this study is: in which way are multiliteracies explored in a writing material developed for upper Elementary School by Observatório do Movimento pela Base? Our objective is to analyze the possibilities for experiencing multiliteracies through text production proposals in four freely accessible didactic sequences that explore the narrative genre known as short stories. As methodological procedures, we based ourselves on a qualitative approach and adopted the documentary analysis, treating the specific educational material as a document. We analyzed this material based on categories established by the Pedagogy of Multiliteracies: available designs, designing, and redesigned. The genres we analyzed are mystery story, horror story, fairy tale, and fantastic tale. Based on our understanding of the concept of multiliteracies and its implications in reading and writing practices within the school context, we concluded that the analyzed teaching material offers students opportunities to engage with diverse cultures and languages. Nevertheless, as it emphasizes the acquisition of techniques and skills, the didactic sequences do not provide many moments for critical reflection on the content studied, which is vital for students' civic education and engagement. Ultimately, we do hope that the results of this research offer deeper theoretical understanding and foster critical reflection for teachers who are committed to providing their students with opportunities to engage in reading and writing activities within a multiliteracies context.
Palavras-chave
Material DidáticoProdução Textual
Análise Documental
Multiletramentos
Teaching Material
Writing
Documentary Analysis
Multiliteracies