Rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias nas universidades católicas brasileiras: usos dos resultados via mídias digitais
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Flores, Adolfo Ignacio CalderónData de publicação
18/02/2025Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa, de mestrado acadêmico, se desenvolveu na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e foi desenvolvida no grupo de pesquisa Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais, GRAPSE. No século XXI, a qualidade das Universidades está, cada vez mais, sendo monitorada e influenciada por instrumentos de avaliações externas, como é o caso dos rankings acadêmicos nacionais e internacionais. As universidades católicas brasileiras (UCBs) compartilham uma identidade cristã presente em suas missões, princípios e valores ético-morais, sendo governadas por diretrizes tanto do Sistema Federal de Ensino quanto da Santa Sé, o que as distingue das demais instituições. Elas ganham destaque ao somar-se às universidades estatais na construção de sistemas de Educação Superior. Diante desse cenário, formulou-se o seguinte problema de pesquisa: quais e como os resultados dos rankings, índices e tabelas classificatórias nacionais e internacionais, em perspectiva comparada, estão sendo utilizados pelas UCBs, por meio de seus websites e mídias digitais, para a divulgação de suas conquistas? Almejando responder à questão levantada, definiu-se como objetivo geral mapear e analisar, numa perspectiva comparada, a forma como as UCBs usam os resultados de seus desempenhos nos rankings, índices e tabelas classificatórias, nacionais e internacionais, por meio de mídias digitais, tais como página web oficial e perfis oficiais do Instagram e Facebook, apontando as tendências publicitárias e especificidades predominantes. Três são os objetivos específicos: (i) estudar as características das UCBs e a questão da sua qualidade à luz dos rankings nacionais e internacionais; (ii) mapear os usos que as UCBs realizam em suas mídias digitais sobre os resultados obtidos nas avaliações nacionais e internacionais; (iii) analisar comparativamente os usos que as UCBs realizam em suas mídias digitais sobre os resultados obtidos nos processos avaliativos. Quanto ao método, optou-se por uma pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo analítico. Além da pesquisa teórica, que apresenta os debates sobre rankings dos últimos anos, houve uma pesquisa inicial com o mapeamento e posteriormente a análise das UCBs. Foi revelado que cada uma delas ajusta suas estratégias digitais conforme o público e os objetivos institucionais. Das 18 universidades, oito se destacaram em rankings internacionais e dez em nacionais, evidenciando prioridades distintas no uso das mídias digitais. A escolha de conteúdos, formatos e discursos reflete a busca por fortalecer a identidade institucional e ampliar a visibilidade, confirmando o papel central das mídias digitais na construção de sua reputação e alcance. Conclui-se, portanto, que ao enfatizar sua posição de liderança, seja de forma global, nacional ou regional, as universidades buscam criar uma narrativa de sucesso e excelência acadêmica que seja reconhecida não só por seus estudantes e comunidade, mas também por futuros alunos, acadêmicos e potenciais parceiros institucionais.
This academic Master's research was developed within the Public Policy in Education research line of the Graduate Program in Education at Pontifical Catholic University of Campinas and was carried out in the research group Evaluation, Policies and Educational Systems Group (GRAPSE). In the 21st century, the quality of universities is increasingly monitored and influenced by external assessment instruments, such as national and international academic rankings. Brazilian Catholic universities (BCUs) share a Christian identity reflected in their missions, principles, and ethical-moral values, governed by guidelines from both the Federal Education System and the Holy See, which distinguishes them from other institutions. They gain prominence by joining state universities in building Higher Education systems. Against this backdrop, the following research problem was formulated: what are the national and international rankings, indexes, and classification tables results, and how are they being used by BCUs in a comparative perspective through their websites and digital media to publicize their achievements? To answer this question, the general objective was defined as mapping and analyzing, from a comparative perspective, how BCUs use the results of their performance in national and international rankings, indexes, and classification tables through digital media, such as official websites and Instagram and Facebook profiles, highlighting advertising trends and predominant specificities. The specific objectives are threefold: (i) to study the characteristics of BCUs and the issue of their quality in light of national and international rankings; (ii) to map the uses that BCUs make of their digital media regarding the results obtained in national and international evaluations; (iii) to comparatively analyze the uses that BCUs make of their digital media regarding the results obtained in evaluative processes. As for the method, a descriptive-analytical qualitative-quantitative research approach was chosen. In addition to theoretical research, which presents debates on rankings in recent years, there was an initial survey with the mapping and subsequent analysis of BCUs. It was revealed that each adjusts its digital strategies according to the audience and institutional objectives. Of the 18 universities, eight stood out in international rankings and ten in national ones, highlighting different priorities in the use of digital media. The choice of content, formats, and discourses reflects the quest to strengthen institutional identity and increase visibility, confirming the central role of digital media in building their reputation and reach. Therefore, it is concluded that by emphasizing their leadership position, whether globally, nationally, or regionally, universities seek to create a narrative of success and academic excellence recognized not only by their students and community but also by future students, academics, and potential institutional partners.
Palavras-chave
Políticas Públicas em EducaçãoAvaliação da Educação Superior
Governança Universitária
Rankings Acadêmicos
Universidades Católicas
Public Policies in Education
Higher Education Assessment
University Governance
Academic Rankings
Catholic Universities