Educação ambiental e geoética: o que dizem educadores de escolas públicas sobre a transição energética
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Autor
Orientador
Mendonça, SamuelData de publicação
12/12/2024Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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Geoética é tema central de debates realizados por geocientistas ao redor do mundo que se preocupam com a perspectiva ética em relação a questões socioambientais, sendo a ética um campo próprio do conhecimento da área de Filosofia e esta pesquisa, em nível de mestrado acadêmico, na linha de Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, articula-se com o Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, CPTEn, subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP. A Educação Ambiental visa a construção integral de educandos, sobretudo, para o exercício da cidadania e o consumo consciente de elementos naturais, sendo componente primordial da Educação brasileira e que necessita da integralidade articulada de caráter formal e não formal em todos os níveis e modalidades do processo educativo, conforme a Política Nacional de Educação Ambiental, PNEA, instituída pela Lei nº 9.795/99. Tem-se como problema da pesquisa a indagação: o que dizem educadores de escolas públicas sobre a transição energética? A hipótese da investigação está na possibilidade de desconhecimento técnico de aspectos atinentes à transição energética por parte de educadores, na consideração de ausência do tema nos cursos de formação inicial. O objetivo geral consiste em compreender o que dizem os educadores de escolas públicas sobre a transição energética. Nesta perspectiva, os objetivos específicos são: (i) identificar a relação da Educação Ambiental com o conceito sobre energia e seus tipos, bem como a Geoética no contexto da transição energética; (ii) analisar o impacto das políticas públicas em questões socioambientais; (iii) analisar os discursos de educadores de escolas públicas em torno da tomada de posição ética socioambiental. A metodologia definida corresponde à pesquisa predominantemente qualitativa, sem desprezar dados quantificáveis, pesquisa documental em torno da legislação sobre o tema; pesquisa exploratória de campo com a utilização de questionário como instrumento de investigação e produção de material empírico. O lócus se refere a duas escolas públicas no município de Paulínia, no interior do estado de São Paulo, correspondentes às extremidades regionais em que estão localizadas. Os participantes da pesquisa são educadores do Ensino Fundamental. A singularidade da pesquisa está na inovação da temática frente a necessidade de produção de estudos sobre a transição energética considerando a ausência da discussão em produções acadêmicas, averiguadas na revisão de literatura, realizada no período de maio de 2023/2024, nas publicações da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, no Grupo de Trabalho (GT) 22, respectivo à Educação Ambiental.
Geoethics is a central theme of debates carried out by geoscientists around the world who are concerned with the ethical perspective in relation to environmental issues, ethics being a field of knowledge in the area of Philosophy and this research, at the level of an academic master's degree, in the Public Policies line of the Postgraduate Program in Education and funded by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, is articulated with the Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, CPTEn, subsidized by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP. Environmental education is aimed at the integral construction of students, above all, for the exercise of citizenship and the conscious consumption of natural elements. It is a fundamental component of Brazilian education and requires the articulated integrality of formal and non-formal character at all levels and modalities of the educational process, according to the Política Nacional de Educação Ambiental, PNEA, instituted by Law No. 9.795/99. The research problem is: what do public school educators say about the energy transition? The research hypothesis lies in the possibility that educators and managers lack technical knowledge of aspects relating to the energy transition, considering the absence of the subject in initial training courses. The general objective is to understand what public school teachers say about the energy transition. From this perspective, the specific objectives are: (i) to identify the relationship between Environmental Education and the concept of energy and its types, as well as Geoethics in the context of the energy transition; (ii) to analyze the impact of public policies on socio-environmental issues; (iii) to analyze the speeches of public school educators around taking a socio-environmental ethical position. The methodology defined corresponds to predominantly qualitative research, without disregarding quantifiable data, documentary research into legislation on the subject; exploratory field research using a questionnaire as research tools and the production of empirical material. The locus refers to two public schools in the municipality of Paulínia, São Paulo, corresponding to the regional extremities in which they are located. The research participants are elementary school teachers. The uniqueness of the research lies in the innovation of the theme in the face of the absence of discussion in academic productions verified in the literature review, carried out in the period of May 2023/2024, in the publications of the Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, ANPEd, in Grupo de Trabalho (GT) 22, respective to Environmental Education.
Palavras-chave
GeoéticaEducação
Educação Ambiental
Energia
Políticas Públicas em Educação
Geoethics
Education
Energy
Environmental Education
Public Policies in Education