dc.contributor.advisor | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
dc.contributor.author | Mello, Tânia Mara Dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T13:33:55Z | |
dc.date.available | 2025-03-24T13:33:55Z | |
dc.date.issued | 2024-12-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17700 | |
dc.description.abstract | Este trabalho está atrelado à linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas
Pedagógicas” e fundamenta-se à luz da teoria histórico-cultural e na importância da
linguagem para o desenvolvimento do psiquismo humano. A pesquisa investiga o uso
da linguagem oral na conversação mediada intencionalmente pela professorapesquisadora no contexto escolar com uma turma composta por vinte e quatro alunos
do 2º ano, anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de
Campinas, em 2022. Delimitamos como objetivo geral de nossa pesquisa interventiva,
investigar contribuições para o desenvolvimento do sujeito advindas do uso da
linguagem oral em atividades de conversação mediadas intencionalmente pela
professora-pesquisadora. Definimos como objetivos específicos: (I) observar os
modos pelos quais as crianças fazem uso da linguagem oral durante as conversações
no contexto escolar; (II) verificar as estratégias de linguagem utilizadas pelas crianças
nas atividades de conversação e (III) verificar se as mediações da professorapesquisadora propiciam potência para as crianças utilizarem a linguagem oral na
conversação. Optamos como instrumento de registro do material empírico as
videogravações, por tratar-se de uma pesquisa com crianças e o objeto de estudo ser
a linguagem oral, marcada por gestos e expressões corporais. A aplicação da
pesquisa constituiu-se pelas conversações que ocorreram no contexto da sala de aula
com a mediação da professora, no período da jornada em que as crianças tinham
liberdade para escolher entre atividades lúdicas diversificadas e/ou podiam se dirigir
até a mesa da professora, que lá estava disponível para as conversar. Por vezes, a
professora iniciava uma conversa com uso de requisição de informação para um aluno
e, aos poucos, outras crianças dirigiam-se até a sua mesa para interagir. Durante
estas interações, verificamos a presença de, no máximo, oito crianças que se
alternavam espontaneamente. Este recurso capturou a complexidade dinâmica das
interações e permitiu à professora-pesquisadora analisar os registros observando as
interações por meio de várias perspectivas durante as leituras das transcrições e dos
elementos interpretados. As estratégias de mediação da professora-pesquisadora
foram orientar a reelaboração das falas, organizar fatos, compreender o raciocínio,
explicitar dúvidas, rememorar e validar todas as participações, permitindo inversão de
papéis tipicamente presentes na relação professor-aluno. O material empírico
compôs-se de 11 episódios de conversações, com duração média de 40 minutos. As
videogravações foram transcritas. Com as análises, identificamos que as crianças
utilizaram a oralidade para possibilitar ao outro compreensões acerca de assuntos
tratados, demonstrar empatia, exemplificar com elementos compartilhados
socialmente, entre outras ações próprias da atividade de conversação, evidenciando
a sua riqueza. Assim, defendemos a tese de que, as conversações realizadas no
contexto de sala de aula mediadas pela professora possuem potência para o
desenvolvimento da linguagem oral contribuindo de forma singular para o
desenvolvimento humano. Espera-se que os resultados desta pesquisa tragam novos
subsídios teóricos relativos às práticas pedagógicas na sistematização do trabalho
com a linguagem oral no contexto escolar, potencializando o seu uso nas
conversações, contrapondo-se à prevalente valorização do silêncio, assim,
contribuindo com desenvolvimento do sistema de funções psíquicas e com a formação
continuada de professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is linked to the line of research “Teacher Training and Pedagogical Practices”
and is based on historical-cultural theory and the importance of language for the
development of the human psyche. The research investigates the use of oral language
in conversation intentionally mediated by the teacher-researcher in the school context
with a class composed of twenty-four 2nd year students, initial years of Elementary
School at a municipal school in Campinas, in 2022. We set the objective general aspect
of our interventional research, to investigate contributions to the development of the
subject arising from the use of oral language in conversational activities intentionally
mediated by the teacher-researcher. We defined the following as specific objectives:
(I) observe the ways in which children use oral language during conversations in the
school context; (II) verify the language strategies used by children in conversational
activities and (III) verify whether the teacher-researcher's mediations provide power for
children to use oral language in conversation. We chose video recordings as an
instrument for recording empirical material, as this is research with children and the
object of study is oral language, marked by gestures and body expressions. The
application of the research consisted of conversations that took place in the context of
the classroom with the mediation of the teacher, during the period of the day in which
children were free to choose between diverse recreational activities and/or could go to
the teacher's table , who was available to talk to them. Sometimes, the teacher would
start a conversation by asking a student for information and, little by little, other children
would come to her table to interact. During these interactions, we observed the
presence of a maximum of eight children who alternated spontaneously. This resource
captured the dynamic complexity of the interactions and allowed the teacherresearcher to analyze the records by observing the interactions through various
perspectives while reading the transcriptions and interpreted elements. The teacherresearcher's mediation strategies were to guide the re-elaboration of statements,
organize facts, understand reasoning, clarify doubts, remember and validate all
participations, allowing for a reversal of roles typically present in the teacher-student
relationship. The empirical material consisted of 11 conversation episodes, with an
average duration of 40 minutes. The video recordings were transcribed. With the
analyses, we identified that children used orality to enable others to understand the
topics discussed, demonstrate empathy, provide examples with socially shared
elements, among other actions typical of conversational activity, highlighting its
richness. Thus, we defend the thesis that conversations carried out in the classroom
context mediated by the teacher have power for the development of oral language,
contributing in a unique way to human development. It is expected that the results of
this research will bring new theoretical support regarding pedagogical practices in the
systematization of work with oral language in the school context, enhancing its use in
conversations, opposing the prevalent appreciation of silence, thus contributing to the
development of system of psychic functions and the continued training of teachers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Conversação | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.subject | Conversation | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.subject | Historical-Cultural | pt_BR |
dc.title | Produção de discursos pelas crianças: a fertilidade de interações dialógicas em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1341437640962527 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.referee | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
puc.referee | Ferreira, Luciana Haddad | |
puc.referee | Leal, Telma Ferraz | |
puc.referee | Aragão, Ana Maria Falcão | |
puc.refereeLattes | 0247458923893398 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2358658346044158 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0078129824340671 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |