Importância do gênero textual relatório de aprendizagem na educação infantil para o aperfeiçoamento docente
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Importance of text genre learning report in early education for teacher improvementAutor
Orientador
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daData de publicação
26/02/2025Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Trata-se de pesquisa-intervenção de mestrado, de caráter qualitativo. Tem como objetivo geral analisar um processo de apropriação do gênero relatório de Educação Infantil por graduandas de Pedagogia e os impactos desse processo na qualificação de seus discursos e práticas. Os objetivos específicos são: Identificar transformações nos relatórios de aprendizagem produzidos em momentos diferentes por um mesmo grupo de graduandas de Pedagogia, antes e após mediação pedagógica pela pesquisadora e construir um modelo de análise para a descrição da estrutura e do funcionamento do gênero de texto relatório de aprendizagem na Educação Infantil. Uma instituição de ensino superior situada na região metropolitana de Campinas foi o campo e seis estudantes de Pedagogia as participantes. Os resultados foram produzidos durante sete encontros formativos a partir do seguinte material empírico: roteiros pré-elaborados para análises da produção de relatórios de aprendizagem; atividades de expressão artística e os relatórios de desenvolvimento e aprendizagem elaborados pelas graduandas. As análises foram feitas pela pesquisadora em conjunto com as participantes e focalizaram dois momentos diferentes: antes e depois de mediação pedagógica. Desse processo resultou uma proposta para a estruturação textual do gênero relatório de aprendizagem na Educação infantil validada pelas participantes. O aporte teórico da pesquisa colocou em diálogo autores da área da Educação e da Linguística Aplicada. Dialogamos por esse caminho com diversos autores Ana Luíza Smolka (teoria histórico-cultural vigotskiana); Anna Rachel Machado (proposição de sequências didáticas e interdisciplinaridade para o trabalho com gêneros na formação de professores); Luciana Ostetto (prática pedagógica na Educação Infantil); Angela Kleiman (letramento docente); Mikhail Bakhtin (conceitos de dialogismo textual, plasticidade e estilo dos gêneros textuais); Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz (operações da produção textual e implementação de sequências didáticas como metodologia para o trabalho pedagógico com gêneros textuais). A partir dos eixos de análise: (i) evolução de cada participante quanto à apropriação do gênero relatório de desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil e (ii) desenvolvimento de cada participante quanto à apropriação de saberes pedagógicos referentes à prática docente em Educação Infantil, destacaram-se como resultados: a indissociabilidade entre tais saberes por terem sido construídos concomitantemente pelas participantes, a validação da potência dos gêneros textuais como instrumentos na formação docente e a ascensão da sensibilidade como alicerce para os referidos desenvolvimentos. Destarte, ressaltou-se a necessidade de investimentos em letramento, protagonismo e sensibilidade docente tanto na formação inicial, quanto na continuada, vinculados aos contextos reais de atuação em serviço. Para tal, o perfil do formador requer habilidades sociais e estéticas, extrapolando as de cunho apenas técnico-pedagógico. Diante do exposto, estudantes de Pedagogia e professores em serviço que são expostos ao trabalho com gêneros textuais relacionados à prática docente real (de acordo com a perspectiva histórico-cultural), têm sua profissionalidade, sensibilidade e intelectualidade respeitadas e desenvolvidas. Portanto, o trabalho contribui para a linha de pesquisa a que está vinculado: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Pesquisa Linguagens, Desenvolvimento Humano e Atividade Pedagógica
This is a master's degree intervention research, of a qualitative nature, linked to the research line Teacher Training and Pedagogical Practices and the Languages, Human Development and Pedagogical Activity Research Group. Its general objective is to analyze a process of appropriation of the Early Childhood Education report genre by Pedagogy undergraduates and the impacts of this process on the qualification of their speeches and practices. The specific objectives are: Identify transformations in learning reports produced at different times by the same group of Pedagogy undergraduates, before and after pedagogical mediation by the researcher, and build an analysis model to describe the structure and functioning of the report text genre learning in Early Childhood Education. A higher education institution located in the metropolitan region of Campinas was the field and six Pedagogy students were the participants. The results were produced during seven training meetings based on the following empirical material: pre-prepared scripts for analyzing the production of learning reports; artistic expression activities and development and learning reports prepared by undergraduate students. The analyzes were carried out by the researcher together with the participants and focused on two different moments: before and after pedagogical mediation. This process resulted in a proposal for the textual structuring of the learning report genre in Early Childhood Education, validated by the participants. The theoretical contribution of the research brought authors from the field of Education and Applied Linguistics into dialogue from the perspective of Vygotskian historicalcultural theory presented by Ana Luísa Smolka. The study was based on: Anna Rachel Machado (proposition of didactic sequences and interdisciplinarity for working with genres in teacher training); Luciana Ostetto (pedagogical practice in Early Childhood Education); Angela Kleiman (teaching literacy); Mikhail Bakhtin (concepts of textual dialogism, plasticity and style of textual genres); Bernard Schneuwly and Joaquim Dolz (textual production operations and implementation of didactic sequences as a methodology for pedagogical work with textual genres). Based on the axes of analysis: (i) evolution of each participant regarding the appropriation of the development and learning report genre in Early Childhood Education and (ii) development of each participant regarding the appropriation of pedagogical knowledge regarding teaching practice in Early Childhood Education, the results highlighted: the inseparability between such knowledge because it was constructed concomitantly by the participants, the validation of the power of textual genres as instruments in teacher training and the rise of sensitivity as a foundation for the aforementioned developments. Therefore, the need for investments in literacy, protagonism and teaching sensitivity was highlighted both in initial and continued training, linked to the real contexts of service work. To achieve this, the trainer's profile requires social and aesthetic skills, going beyond those of a purely technical-pedagogical nature. Given the above, Pedagogy students and in-service teachers who are exposed to working with textual genres related to real teaching practice (according to the historical-cultural perspective), have their professionality, sensitivity and intellectuality respected and developed.
Palavras-chave
Educação InfantilAvaliação na Educação Infantil
Letramento docente
Relatório e Formação de professores
Early Childhood Education
Assessment in Early Childhood Education
Teaching literacy
Report and Teacher Training