dc.contributor.advisor | Rios, Monica Piccione Gomes | |
dc.contributor.author | Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da | |
dc.date.accessioned | 2025-03-27T14:14:41Z | |
dc.date.available | 2025-03-27T14:14:41Z | |
dc.date.issued | 2025-02-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17712 | |
dc.description.abstract | Esta tese é decorrente da pesquisa de Doutorado desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atinente
à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, sendo vinculada ao Grupo de
Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais. Este estudo tem potencial para
contribuir com a reflexão sobre a relevância da avaliação institucional para o exercício
da gestão democrática. A gestão democrática escolar tornou-se um objeto de estudo
amplamente discutido, especialmente nas últimas décadas, à medida que a educação
pública passou a ser vista como um espaço central para a consolidação de valores
democráticos. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, o ideal
democrático foi incorporado à educação, estabelecendo a gestão democrática como
um dos princípios fundamentais do ensino público no Brasil. Esse compromisso foi
reforçado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996,
que formalizou a gestão democrática como um elemento essencial para a organização
e o funcionamento das escolas, fortalecendo o papel da participação coletiva nas
decisões escolares. Além disso, a gestão democrática foi reafirmada como prioridade
no Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, que delineia metas
e estratégias voltadas para a promoção de práticas participativas no contexto escolar.
A avaliação institucional vem ganhando grande destaque no atual cenário da
educação ao colaborar com a gestão democrática, tendo como potencial a melhoria
da educação básica. A tese que baliza esse estudo está assentada na consideração
de a avaliação institucional ser essencial para o fortalecimento da gestão democrática
nas escolas públicas, pois potencializa a transparência na tomada de decisões e
amplia o envolvimento da comunidade escolar, o que contribui para a melhoria da
qualidade educacional. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar
os contributos da avaliação institucional para a construção da gestão democrática das
escolas públicas de anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino
de Solânea (PB). A abordagem qualitativa é predominante nesta pesquisa. A produção
do material empírico deu-se por meio da análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP)
das escolas que possuíam o documento, bem como da aplicação de questionários e
da realização de entrevistas, tendo como respondentes os representantes da gestão
escolar. O questionário, elaborado na plataforma Forms da Microsoft, foi enviado para
as 16 escolas municipais de ensino fundamental, obtendo-se 12 respostas. Quanto às
entrevistas, elas foram realizadas em três escolas que atenderam aos critérios
previamente estabelecidos, a saber: apresentar um IDEB em crescimento e ter
participado de todas as edições do exame. Dessas três escolas entrevistadas, apenas
uma também respondeu ao questionário. No total, 14 escolas participaram da
pesquisa, representando 87,5% das escolas municipais. O estudo teve como lócus as
escolas da rede municipal de educação de Solânea (PB). Conceder voz aos
participantes da pesquisa, gestores escolares, constituiu um contributo relevante para
o estudo. Como resultado da investigação, destaca-se a necessidade urgente da
construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) nas escolas de Solânea – PB,
identificando a ausência desse documento como um desafio contínuo desde 2017. A
elaboração do PPP deve ser coletiva, levando em consideração as especificidades de
cada escola. Também foi identificado que a avaliação institucional é realizada de forma
informal e carece de sistematização, o que impede seu potencial de melhorar a prática
educativa. Sugere-se a criação de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) para
promover uma avaliação contínua e transparente, além de formar os membros da
comunidade escolar para fortalecer a participação ativa e o compromisso com a
gestão democrática. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis presents the results of a PhD research project developed within the
Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Campinas,
aligned with the Public Policies in Education research line and connected to the Group
on Assessment, Policies, and Educational Systems. The study contributes to the
reflection on the importance of institutional assessment for effective democratic
management. In recent decades, democratic school management has become a
widely discussed topic, as public education is recognized as a vital space for
consolidating democratic values. The Federal Constitution of 1988 enshrined the
democratic ideal in education by establishing democratic management as a
fundamental principle of public education in Brazil. This commitment was further
reinforced by the 1996 Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN),
which formalized democratic management as an essential element for organizing and
operating schools and strengthened collective participation in school decisions.
Moreover, the National Education Plan (PNE) for 2014–2024 reaffirmed democratic
management as a priority by outlining goals and strategies to promote participatory
practices within schools. Institutional evaluation has gained prominence in today’s
educational landscape by supporting democratic management and holding the
potential to enhance basic education. The guiding thesis of this study is that
institutional evaluation is crucial for reinforcing democratic management in public
schools because it enhances transparency in decision-making and increases
community involvement, thereby contributing to improved educational quality. Within
this context, the research investigates the contributions of institutional evaluation to the
development of democratic management in public elementary schools during the early
years of education in the municipal education network of Solânea (PB). Adopting a
predominantly qualitative approach, the empirical data were collected through an
analysis of the Political-Pedagogical Project (PPP) documents, questionnaires, and
interviews with school administrators. The questionnaire, administered via Microsoft
Forms, was distributed to 16 municipal elementary schools, yielding 12 responses.
Additionally, interviews were conducted in three schools that met predetermined
criteria—those exhibiting a growing IDEB and have participated in all editions of the
exam—although only one of these also completed the questionnaire. In total, 14
schools participated in the research, representing 87.5% of the municipal network. The
study notably amplifies the voices of school administrators, thereby enriching the
findings. It revealed an urgent need to develop a Political-Pedagogical Project (PPP)
in Solânea’s schools, highlighting the absence of this document as a persistent
challenge since 2017. The development of the PPP must be a collective effort that
considers the unique characteristics of each school. Furthermore, the research
identified that institutional assessment is often conducted informally and lacks
systematization, which diminishes its potential to improve educational practices. It is
recommended that a Self-Assessment Committee (CPA) be established to promote
continuous, transparent evaluation, along with training for members of the school
community to strengthen active participation and commitment to democratic
management. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tesis es resultado de una investigación doctoral desarrollada en el Programa de
Postgrado en Educación de la Pontificia Universidad Católica de Campinas,
relacionada a la línea de investigación Políticas Públicas en Educación, y vinculada al
Grupo de Evaluación, Políticas y Sistemas Educativos. Este estudio tiene el potencial
de contribuir a la reflexión sobre la relevancia de la evaluación institucional para el
ejercicio de la gestión democrática. La gestión escolar democrática se ha convertido
en un objeto de estudio ampliamente discutido, especialmente en las últimas décadas,
a medida que la educación pública ha pasado a ser vista como un espacio central para
la consolidación de los valores democráticos. Con la promulgación de la Constitución
Federal de 1988, el ideal democrático fue incorporado a la educación, estableciéndose
la gestión democrática como uno de los principios fundamentales de la educación
pública en Brasil. Este compromiso fue reforzado por la Ley de Directrices y Bases de
la Educación Nacional (LDBEN), de 1996, que formalizó la gestión democrática como
elemento esencial para la organización y funcionamiento de las escuelas,
fortaleciendo el papel de la participación colectiva en las decisiones escolares.
Además, la gestión democrática fue reafirmada como una prioridad en el Plan
Nacional de Educación (PNE) para el decenio 2014-2024, que traza metas y
estrategias orientadas a promover prácticas participativas en el contexto escolar. La
evaluación institucional viene cobrando gran protagonismo en el escenario educativo
actual al colaborar con la gestión democrática, con potencial para mejorar la
educación básica. La tesis que orienta este estudio se basa en la consideración de
que la evaluación institucional es esencial para fortalecer la gestión democrática en
las escuelas públicas, ya que potencia la transparencia en la toma de decisiones y
aumenta el involucramiento de la comunidad escolar, lo que contribuye a mejorar la
calidad educativa. En este contexto, esta investigación tiene como objetivo investigar
las contribuciones de la evaluación institucional a la construcción de la gestión
democrática de las escuelas públicas en los años iniciales de la educación
fundamental en la red educativa municipal de Solânea (PB). El enfoque cualitativo
predomina en esta investigación. La producción de material empírico se produjo a
través del análisis del Proyecto Político-Pedagógico (PPP) de las escuelas que
contaron con el documento, así como de la aplicación de cuestionarios y la realización
de entrevistas, teniendo como encuestados a representantes de la gestión escolar. El
cuestionario, elaborado en la plataforma Microsoft Forms, fue enviado a las 16
escuelas primarias municipales, obteniendo 12 respuestas. En cuanto a las
entrevistas, las mismas se realizaron en tres escuelas que cumplieron con los criterios
previamente establecidos: presentar un IDEB creciente y haber participado en todas
las ediciones del examen. De estas tres escuelas entrevistadas, sólo una también
respondió al cuestionario. En total, 14 escuelas participaron en la encuesta, lo que
representa el 87,5% de las escuelas municipales. El estudio se realizó en escuelas de
la red educativa municipal de Solânea (PB). Dar voz a los participantes de la
investigación, es decir, a los directivos escolares, constituyó un aporte relevante al
estudio. Como resultado de la investigación, se destaca la urgente necesidad de
construir el Proyecto Político-Pedagógico (PPP) en las escuelas de Solânea - PB,
identificándose la ausencia de este documento como un desafío permanente desde
2017. La elaboración del PPP debe ser colectiva, teniendo en cuenta las
especificidades de cada escuela. También se identificó que la evaluación institucional
se realiza de manera informal y carece de sistematización, lo que impide su potencial
para mejorar la práctica educativa. Se sugiere la creación de un Comité de
Autoevaluación (CPA) para promover la evaluación continua y transparente, además
de capacitar a los miembros de la comunidad escolar para fortalecer la participación
activa y el compromiso con la gestión democrática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas em Educação | pt_BR |
dc.subject | Qualidade da Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Public Policies in Education | pt_BR |
dc.subject | Quality of Education | pt_BR |
dc.subject | Elementary Education | pt_BR |
dc.subject | School Management | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas en Educación | pt_BR |
dc.subject | Calidad de la Educación | pt_BR |
dc.subject | Educación Elemental | pt_BR |
dc.subject | Gestión Escolar | pt_BR |
dc.title | Contributos da avaliação institucional para a construção da gestão democrática: um estudo das escolas públicas do município de Solânea (PB) | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5460977538581246 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.referee | Tassoni, Elvira Cristina Martins | |
puc.referee | Mendonça, Samuel | |
puc.referee | Lima, Francisca Alexandre de | |
puc.referee | Trevisol, Maria Teresa Ceron | |
puc.refereeLattes | 7025380679558216 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6369572439782922 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4624651671860640 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4820536127199890 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |