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Aspectos do pensamento de Charles Taylor e a religião no espaço público brasileiro

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hjs_ppgcr_dissertacao_araujo_rc.pdf (1.356Mb)
Autor
Araújo, Rennan Carlos de
Orientador
Barros, Douglas Ferreira
Data de publicação
24/02/2025
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Ciências da Religião
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de estudar a relação entre secularismo e pluralismo no pensamento do filósofo Charles Taylor. Especificamente pretendemos compreender sua concepção sobre dos Estados no reconhecimento da diversidade religiosa. Segundo Taylor, o secularismo moderno obtém um entrelaçamento histórico e epistemológico com uma concepção de mundo e indivíduo limitada exclusivamente aos arranjos institucionais que se formaram no Ocidente. Sendo assim, enquanto sistema de políticas e direitos o secularismo precisa se abrir para contemplar novas formas de religiões e espiritualidades que adentram no espaço público destas nações. No entanto, a crítica de Taylor demonstra que esta abertura não acontece porque as instituições modernas sempre procuram favorecer o princípio identitário-histórico espelhado em seu secularismo em detrimento da pluralidade. Sendo assim, usamos este arranjo teórico para pensar: Existe um princípio moral, identitário, ou epistemológico entrelaçado na formação do secularismo do Estado brasileiro que não permite o reconhecimento e partilha dos direitos da diversidade religiosa? Esta pesquisa é de natureza conceitual e bibliográfica composta por três objetivos, a saber: 1. Expor o pensamento de Charles Taylor e sua crítica ao secularismo moderno; 2. Avaliar o estatuto da pluralidade no secularismo brasileiro e se seu ordenamento institucional contempla os direitos reivindicados pela diversidade religiosa; 3. Avaliar os limites do pensamento tayloriano dentro do contexto desta pesquisa. Assim o faremos mediante a um diálogo interdisciplinar com pesquisas de estudiosos brasileiros, que fornecem dados empíricos sobre e especificidade das relações entre o Estado, religião e esfera pública na sociedade brasileira. Deste modo pretendemos compreender a pertinência dos argumentos de Taylor, para este contexto específico.

 

This research aims to study the relationship between secularism and pluralism in the thought of philosopher Charles Taylor. Specifically, we intend to understand his conception of States in the recognition of religious diversity. According to Taylor, modern secularism obtains a historical and epistemological intertwining with a conception of the world and the individual limited exclusively to the institutional arrangements that were formed in the West. Therefore, as a system of policies and rights, secularism needs to open itself up to contemplate new forms of religions and spiritualities that enter the public space of these nations. However, Taylor's critique demonstrates that this openness does not happen because modern institutions always seek to favor the historical-identitarian principle reflected in their secularism to the detriment of plurality. Therefore, we use this theoretical framework to consider: Is there a moral, identitarian, or epistemological principle intertwined in the formation of the secularism of the Brazilian State that does not allow the recognition and sharing of the rights of religious diversity? This research is of a conceptual and bibliographical nature composed of three objectives, namely: 1. To expose Charles Taylor's thought and his critique of modern secularism; 2. To assess the status of plurality in Brazilian secularism and whether its institutional ordering contemplates the rights claimed by religious diversity; 3. To assess the limits of Taylorian thought within the context of this research. We will do so through an interdisciplinary dialogue with research by Brazilian scholars, who provide empirical data on the specificity of the relations between the State, religion and the public sphere in Brazilian society. In this way, we intend to understand the relevance of Taylor's arguments for this specific context.

 
Palavras-chave
Charles Taylor
Religião
Secularismo
Espaço Público
Pluralismo
Religion
Secularism
Public Space
Pluralism
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
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