dc.contributor.advisor | Barros, Douglas Ferreira | |
dc.contributor.author | Araújo, Rennan Carlos de | |
dc.date.accessioned | 2025-03-28T18:33:38Z | |
dc.date.available | 2025-03-28T18:33:38Z | |
dc.date.issued | 2025-02-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17720 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo de estudar a relação entre secularismo e pluralismo no
pensamento do filósofo Charles Taylor. Especificamente pretendemos compreender sua
concepção sobre dos Estados no reconhecimento da diversidade religiosa. Segundo Taylor,
o secularismo moderno obtém um entrelaçamento histórico e epistemológico com uma
concepção de mundo e indivíduo limitada exclusivamente aos arranjos institucionais que
se formaram no Ocidente. Sendo assim, enquanto sistema de políticas e direitos o
secularismo precisa se abrir para contemplar novas formas de religiões e espiritualidades
que adentram no espaço público destas nações. No entanto, a crítica de Taylor demonstra
que esta abertura não acontece porque as instituições modernas sempre procuram favorecer
o princípio identitário-histórico espelhado em seu secularismo em detrimento da
pluralidade. Sendo assim, usamos este arranjo teórico para pensar: Existe um princípio
moral, identitário, ou epistemológico entrelaçado na formação do secularismo do Estado
brasileiro que não permite o reconhecimento e partilha dos direitos da diversidade
religiosa? Esta pesquisa é de natureza conceitual e bibliográfica composta por três
objetivos, a saber: 1. Expor o pensamento de Charles Taylor e sua crítica ao secularismo
moderno; 2. Avaliar o estatuto da pluralidade no secularismo brasileiro e se seu
ordenamento institucional contempla os direitos reivindicados pela diversidade religiosa; 3.
Avaliar os limites do pensamento tayloriano dentro do contexto desta pesquisa. Assim o
faremos mediante a um diálogo interdisciplinar com pesquisas de estudiosos brasileiros,
que fornecem dados empíricos sobre e especificidade das relações entre o Estado, religião
e esfera pública na sociedade brasileira. Deste modo pretendemos compreender a
pertinência dos argumentos de Taylor, para este contexto específico. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to study the relationship between secularism and pluralism in the
thought of philosopher Charles Taylor. Specifically, we intend to understand his conception
of States in the recognition of religious diversity. According to Taylor, modern secularism
obtains a historical and epistemological intertwining with a conception of the world and
the individual limited exclusively to the institutional arrangements that were formed in the
West. Therefore, as a system of policies and rights, secularism needs to open itself up to
contemplate new forms of religions and spiritualities that enter the public space of these
nations. However, Taylor's critique demonstrates that this openness does not happen
because modern institutions always seek to favor the historical-identitarian principle
reflected in their secularism to the detriment of plurality. Therefore, we use this theoretical
framework to consider: Is there a moral, identitarian, or epistemological principle
intertwined in the formation of the secularism of the Brazilian State that does not allow the
recognition and sharing of the rights of religious diversity? This research is of a conceptual
and bibliographical nature composed of three objectives, namely: 1. To expose Charles
Taylor's thought and his critique of modern secularism; 2. To assess the status of plurality
in Brazilian secularism and whether its institutional ordering contemplates the rights
claimed by religious diversity; 3. To assess the limits of Taylorian thought within the
context of this research. We will do so through an interdisciplinary dialogue with research
by Brazilian scholars, who provide empirical data on the specificity of the relations
between the State, religion and the public sphere in Brazilian society. In this way, we
intend to understand the relevance of Taylor's arguments for this specific context. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Charles Taylor | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Secularismo | pt_BR |
dc.subject | Espaço Público | pt_BR |
dc.subject | Pluralismo | pt_BR |
dc.subject | Religion | pt_BR |
dc.subject | Secularism | pt_BR |
dc.subject | Public Space | pt_BR |
dc.subject | Pluralism | pt_BR |
dc.title | Aspectos do pensamento de Charles Taylor e a religião no espaço público brasileiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9418025805814445 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4396269727605413 | pt_BR |
puc.referee | Silveira, Emerson José Sena da | |
puc.referee | Barsalini, Glauco | |
puc.refereeLattes | 9373911393003409 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3030219210729027 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Ciências da Religião | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |