Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarros, Douglas Ferreira
dc.contributor.authorAraújo, Rennan Carlos de
dc.date.accessioned2025-03-28T18:33:38Z
dc.date.available2025-03-28T18:33:38Z
dc.date.issued2025-02-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17720
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de estudar a relação entre secularismo e pluralismo no pensamento do filósofo Charles Taylor. Especificamente pretendemos compreender sua concepção sobre dos Estados no reconhecimento da diversidade religiosa. Segundo Taylor, o secularismo moderno obtém um entrelaçamento histórico e epistemológico com uma concepção de mundo e indivíduo limitada exclusivamente aos arranjos institucionais que se formaram no Ocidente. Sendo assim, enquanto sistema de políticas e direitos o secularismo precisa se abrir para contemplar novas formas de religiões e espiritualidades que adentram no espaço público destas nações. No entanto, a crítica de Taylor demonstra que esta abertura não acontece porque as instituições modernas sempre procuram favorecer o princípio identitário-histórico espelhado em seu secularismo em detrimento da pluralidade. Sendo assim, usamos este arranjo teórico para pensar: Existe um princípio moral, identitário, ou epistemológico entrelaçado na formação do secularismo do Estado brasileiro que não permite o reconhecimento e partilha dos direitos da diversidade religiosa? Esta pesquisa é de natureza conceitual e bibliográfica composta por três objetivos, a saber: 1. Expor o pensamento de Charles Taylor e sua crítica ao secularismo moderno; 2. Avaliar o estatuto da pluralidade no secularismo brasileiro e se seu ordenamento institucional contempla os direitos reivindicados pela diversidade religiosa; 3. Avaliar os limites do pensamento tayloriano dentro do contexto desta pesquisa. Assim o faremos mediante a um diálogo interdisciplinar com pesquisas de estudiosos brasileiros, que fornecem dados empíricos sobre e especificidade das relações entre o Estado, religião e esfera pública na sociedade brasileira. Deste modo pretendemos compreender a pertinência dos argumentos de Taylor, para este contexto específico.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to study the relationship between secularism and pluralism in the thought of philosopher Charles Taylor. Specifically, we intend to understand his conception of States in the recognition of religious diversity. According to Taylor, modern secularism obtains a historical and epistemological intertwining with a conception of the world and the individual limited exclusively to the institutional arrangements that were formed in the West. Therefore, as a system of policies and rights, secularism needs to open itself up to contemplate new forms of religions and spiritualities that enter the public space of these nations. However, Taylor's critique demonstrates that this openness does not happen because modern institutions always seek to favor the historical-identitarian principle reflected in their secularism to the detriment of plurality. Therefore, we use this theoretical framework to consider: Is there a moral, identitarian, or epistemological principle intertwined in the formation of the secularism of the Brazilian State that does not allow the recognition and sharing of the rights of religious diversity? This research is of a conceptual and bibliographical nature composed of three objectives, namely: 1. To expose Charles Taylor's thought and his critique of modern secularism; 2. To assess the status of plurality in Brazilian secularism and whether its institutional ordering contemplates the rights claimed by religious diversity; 3. To assess the limits of Taylorian thought within the context of this research. We will do so through an interdisciplinary dialogue with research by Brazilian scholars, who provide empirical data on the specificity of the relations between the State, religion and the public sphere in Brazilian society. In this way, we intend to understand the relevance of Taylor's arguments for this specific context.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCharles Taylorpt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectSecularismopt_BR
dc.subjectEspaço Públicopt_BR
dc.subjectPluralismopt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectSecularismpt_BR
dc.subjectPublic Spacept_BR
dc.subjectPluralismpt_BR
dc.titleAspectos do pensamento de Charles Taylor e a religião no espaço público brasileiropt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes9418025805814445pt_BR
puc.advisorLattes4396269727605413pt_BR
puc.refereeSilveira, Emerson José Sena da
puc.refereeBarsalini, Glauco
puc.refereeLattes9373911393003409pt_BR
puc.refereeLattes3030219210729027pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramCiências da Religiãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples