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Concepções de adolescência, saúde mental e bem-estar: um estudo com adolescentes de diferentes contextos

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ccv_ppgpsico_dissertacao_souza_so.pdf (2.185Mb)
Autor
Souza, Samantha de Oliveira
Orientador
Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato
Data de publicação
19/02/2025
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Psicologia
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

A adolescência é um período de transição do desenvolvimento humano, durante o qual o indivíduo passa por mudanças biológicas, psicológicas e sociais. No Brasil, 30% dos adolescentes apresentam sintomas de transtornos mentais (TM) caracterizados por sintomas de ansiedade, depressão e queixas somáticas inespecíficas. Estes transtornos resultam em prejuízos na vida escolar e nas relações familiares e sociais desses sujeitos. Considerando-se que: (a) a adolescência é um processo marcante no desenvolvimento humano e (b) estudos evidenciam uma mudança nos padrões e aumento da frequência de TM em adolescentes, este estudo teve como objetivo compreender as concepções de adolescência e saúde mental de três grupos diferentes: adolescentes de escola pública, escola particular e adolescentes que fazem acompanhamento em instituição de assistência social. Participaram do estudo 22 adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, sendo 8 participantes de escola particular, 8 de escola pública e 6 de uma instituição de assistência social. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Dados Sociodemográficos, Questionário de Dados de Nível Econômico, Questionário sobre Concepções de Adolescência (QCA), Escala de Bem-estar Psicológico (EBEP) e o Protocolo de entrevista para grupo focal “Ajudando o Adolescente a se Desenvolver” (Protocolo AAD). Foram realizados três grupos focais, um com cada tipo de participante, conduzidos segundo o Protocolo AAD. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, com o apoio do Requalify.ai, um software de inteligência artificial (IA) que utiliza Large Language Models, com arquitetura Generative Pre-trained Transformer (GPT). Os resultados revelaram diferenças entre os contextos. Adolescentes da escola particular destacaram maior pressão acadêmica e comparações sociais, associadas à ansiedade e baixa autoestima. Na escola pública, prevaleceram conflitos interpessoais, bullying e dificuldades acadêmicas, refletindo desigualdades socioeconômicas. Na instituição de assistência social, o suporte comunitário foi identificado como fator protetivo, promovendo maior propósito e resiliência, apesar das demandas emocionais e laborais. Estes achados reforçam a necessidade de intervenções integradas que considerem as especificidades de cada contexto e promovam habilidades socioemocionais, suporte familiar e práticas educativas inclusivas. Políticas públicas intersetoriais, culturalmente sensíveis e participativas são essenciais para reduzir desigualdades e fomentar o bemestar adolescente, alinhando-se ao desenvolvimento positivo e equitativo. Este estudo contribui ao evidenciar como contextos socioeconômicos moldam a saúde mental e o bem-estar psicológico, fornecendo subsídios para a formulação de intervenções mais eficazes e contextualizadas.

 

Adolescence is a transitional period of human development characterized by biological, psychological, and social changes. In Brazil, 30% of adolescents experience mental disorders (MD), marked by symptoms of anxiety, depression, and nonspecific somatic complaints. These disorders result in impairments in academic performance and family and social relationships. Considering that (a) adolescence is a pivotal stage in human development and (b) studies show changes in patterns and an increase in the prevalence of MD among adolescents, this study aimed to understand the conceptions of adolescence and mental health from three different groups: adolescents from public schools, private schools, and those attending a social assistance institution. The study involved 22 adolescents aged 15 to 17, with 8 participants from a private school, 8 from a public school, and 6 from a social assistance institution. The instruments used were the Sociodemographic Data Questionnaire, Economic Level Data Questionnaire, Adolescence Conception Questionnaire (ACQ), Psychological Well-Being Scale (PWBS), and the focus group interview protocol “Helping Adolescents Develop” (HAD Protocol). Three focus groups were conducted, one with each participant type, following the HAD Protocol. Data were analyzed through content analysis supported by Requalify.ai, an artificial intelligence (AI) software employing Large Language Models with Generative Pre-trained Transformer (GPT) architecture. The results revealed contextual differences. Adolescents from private schools reported higher academic pressure and social comparisons, linked to anxiety and low self-esteem. In public schools, interpersonal conflicts, bullying, and academic difficulties prevailed, reflecting socioeconomic inequalities. At the social assistance institution, community support emerged as a protective factor, fostering greater purpose and resilience despite emotional and labor demands. These findings underscore the need for integrated interventions that consider the specificities of each context, promoting socioemotional skills, family support, and inclusive educational practices. Intersectoral, culturally sensitive, and participatory public policies are essential to reducing inequalities and fostering adolescent well-being, aligning with positive and equitable development. This study contributes by highlighting how socioeconomic contexts shape mental health and psychological wellbeing, providing insights for the formulation of more effective and contextualized interventions.

 
Palavras-chave
Saúde mental
Adolescência
Psicologia do desenvolvimento
Mental health
Adolescence
Developmental psychology
Linguagem
Português
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Número de Financiamento
001
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