dc.contributor.advisor | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | |
dc.contributor.author | Souza, Samantha de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2025-03-31T18:28:39Z | |
dc.date.available | 2025-03-31T18:28:39Z | |
dc.date.issued | 2025-02-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17724 | |
dc.description.abstract | A adolescência é um período de transição do desenvolvimento humano, durante o qual o
indivíduo passa por mudanças biológicas, psicológicas e sociais. No Brasil, 30% dos
adolescentes apresentam sintomas de transtornos mentais (TM) caracterizados por
sintomas de ansiedade, depressão e queixas somáticas inespecíficas. Estes transtornos
resultam em prejuízos na vida escolar e nas relações familiares e sociais desses sujeitos.
Considerando-se que: (a) a adolescência é um processo marcante no desenvolvimento
humano e (b) estudos evidenciam uma mudança nos padrões e aumento da frequência de
TM em adolescentes, este estudo teve como objetivo compreender as concepções de
adolescência e saúde mental de três grupos diferentes: adolescentes de escola pública,
escola particular e adolescentes que fazem acompanhamento em instituição de assistência
social. Participaram do estudo 22 adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, sendo 8
participantes de escola particular, 8 de escola pública e 6 de uma instituição de assistência
social. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Dados Sociodemográficos,
Questionário de Dados de Nível Econômico, Questionário sobre Concepções de
Adolescência (QCA), Escala de Bem-estar Psicológico (EBEP) e o Protocolo de
entrevista para grupo focal “Ajudando o Adolescente a se Desenvolver” (Protocolo
AAD). Foram realizados três grupos focais, um com cada tipo de participante, conduzidos
segundo o Protocolo AAD. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo,
com o apoio do Requalify.ai, um software de inteligência artificial (IA) que utiliza Large
Language Models, com arquitetura Generative Pre-trained Transformer (GPT). Os
resultados revelaram diferenças entre os contextos. Adolescentes da escola particular
destacaram maior pressão acadêmica e comparações sociais, associadas à ansiedade e
baixa autoestima. Na escola pública, prevaleceram conflitos interpessoais, bullying e
dificuldades acadêmicas, refletindo desigualdades socioeconômicas. Na instituição de
assistência social, o suporte comunitário foi identificado como fator protetivo,
promovendo maior propósito e resiliência, apesar das demandas emocionais e laborais.
Estes achados reforçam a necessidade de intervenções integradas que considerem as
especificidades de cada contexto e promovam habilidades socioemocionais, suporte
familiar e práticas educativas inclusivas. Políticas públicas intersetoriais, culturalmente
sensíveis e participativas são essenciais para reduzir desigualdades e fomentar o bemestar adolescente, alinhando-se ao desenvolvimento positivo e equitativo. Este estudo
contribui ao evidenciar como contextos socioeconômicos moldam a saúde mental e o
bem-estar psicológico, fornecendo subsídios para a formulação de intervenções mais
eficazes e contextualizadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Adolescence is a transitional period of human development characterized by biological,
psychological, and social changes. In Brazil, 30% of adolescents experience mental
disorders (MD), marked by symptoms of anxiety, depression, and nonspecific somatic
complaints. These disorders result in impairments in academic performance and family
and social relationships. Considering that (a) adolescence is a pivotal stage in human
development and (b) studies show changes in patterns and an increase in the prevalence
of MD among adolescents, this study aimed to understand the conceptions of adolescence
and mental health from three different groups: adolescents from public schools, private
schools, and those attending a social assistance institution. The study involved 22
adolescents aged 15 to 17, with 8 participants from a private school, 8 from a public
school, and 6 from a social assistance institution. The instruments used were the
Sociodemographic Data Questionnaire, Economic Level Data Questionnaire,
Adolescence Conception Questionnaire (ACQ), Psychological Well-Being Scale
(PWBS), and the focus group interview protocol “Helping Adolescents Develop” (HAD
Protocol). Three focus groups were conducted, one with each participant type, following
the HAD Protocol. Data were analyzed through content analysis supported by
Requalify.ai, an artificial intelligence (AI) software employing Large Language Models
with Generative Pre-trained Transformer (GPT) architecture. The results revealed
contextual differences. Adolescents from private schools reported higher academic
pressure and social comparisons, linked to anxiety and low self-esteem. In public schools,
interpersonal conflicts, bullying, and academic difficulties prevailed, reflecting
socioeconomic inequalities. At the social assistance institution, community support
emerged as a protective factor, fostering greater purpose and resilience despite emotional
and labor demands. These findings underscore the need for integrated interventions that
consider the specificities of each context, promoting socioemotional skills, family
support, and inclusive educational practices. Intersectoral, culturally sensitive, and
participatory public policies are essential to reducing inequalities and fostering adolescent
well-being, aligning with positive and equitable development. This study contributes by
highlighting how socioeconomic contexts shape mental health and psychological wellbeing, providing insights for the formulation of more effective and contextualized
interventions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | saúde mental | pt_BR |
dc.subject | adolescência | pt_BR |
dc.subject | psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | mental health | pt_BR |
dc.subject | adolescence | pt_BR |
dc.subject | developmental psychology | pt_BR |
dc.title | Concepções de adolescência, saúde mental e bem-estar: um estudo com adolescentes de diferentes contextos | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4051175246538302 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.referee | Baptista, Makilim Nunes | |
puc.referee | Pessoa, Alex Sandro Gomes | |
puc.refereeLattes | 2765185142133152 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4333565964821090 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |