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dc.contributor.authorSporkens-Magna, Thaís
dc.contributor.authorBrandão, Alexandre Fonseca
dc.contributor.authorFernandes, Paula Teixeira
dc.date.accessioned2025-04-23T12:46:40Z
dc.date.available2025-04-23T12:46:40Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17824
dc.description.abstractObjective: Compare the evolution of cognitive, physical, and psychological factors among older people, relating the practice of Conventional Physical Exercises with Virtual Reality. Methods: Individuals over 70 years of age of both sexes. Group 1 - Virtual Reality Exercise + Conventional Physical Exercise and Group 2 - Conventional Physical Exerci se. The intervention by Virtual Reality Exercise has the virtual stationary gait software Street View, and the intervention by Conventional Physical Exercise has stretching, relaxation and walking activities in 4 months of intervention in 24 participants. Results: We obtained in the Virtual Reality Exercise + Conventional Physical Exercise group improvement in executive function (p=0,001), in relation to technology (0,040), in life satisfaction (p=0.001), in physical capacity (p=0.001), while the quality-of-life variable showed no effect of the intervention (p=0,171). Conclusion: Thus, we show how Virtual Reality intervention helps improve older people’s physical functional and psychological performance.
dc.description.abstractObjetivo: Comparar a evolução dos fatores cognitivos, físicos e psicológicos em pessoas idosas, relacionando a prática de Exercícios Físicos Convencionais com a Realidade Virtual. Métodos: Indivíduos com mais de 70 anos, de ambos os sexos. Grupo 1 Exercício de Realidade Virtual + Exercício Físico Convencional e Grupo 2 Exercício Físico Convencional. Intervenção por Exercício de Realidade Virtual conta com o software de marcha estacionária virtual Street View e a intervenção por Exercício Físico Convencional conta com a caminhada convencional em 4 meses de intervenção em 24 participantes. Resultados: Obtivemos no grupo Exercício de Realidade Virtual + Exercício Físico Convencional melhora na função executiva (p=0,001), relação à tecnologia (0,040), satisfação com a vida (p=0,001), capacidade física (p=0,001), enquanto a variável qualidade de vida não apresentou efeito da intervenção (p=0,171). Conclusão: Assim, mostramos como a intervenção de Realidade Virtual ajuda a melhorar o desempenho físico, funcional e psicológico de idosos.por
dc.description.abstractRealidad Virtual. Métodos: Individuos mayores de 70 años, ambos sexos. Grupo 1 Ejercicio de Realidad Virtual + Ejercicio Físico Convencional y Grupo 2 Ejercicio Físico Convencional. Intervención Ejercicio de Realidad Virtual se basa en el software de marcha estacionaria virtual Street View y la intervención Ejercicio Físico Convencional se basa en la marcha convencional en 4 meses de intervención en 24 participantes. Resultados: Obtuvimos en el grupo Ejercicio de Realidad Virtual + Ejercicio Físico Convencional mejoría en función ejecutiva (p=0,001), relación con la tecnología (0,040), satisfacción con la vida (p=0,001), capacidad física (p=0,001), mientras que la variable calidad de vida no mostró efecto de la intervención (p=0,171). Conclusión: Así, mostramos cómo la intervención de Realidad Virtual ayuda a mejorar el rendimiento físico, funcional y psicológico de en ancianos.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.language.isoInglês
dc.publisherSociedade Brasileira de Informática em Saúdept_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.titleIntervention through virtual physical exercise for various capabilities in elderlypt_BR
dc.title.alternativeIntervenção através de exercício físico virtual para diversas capacidades em pessoas idosas
dc.title.alternativeIntervención mediante ejercicio físico virtual para diversas capacidades en ancianos
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId2015/03695-5
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.i1.2024.1063pt_BR
dc.identifier.lattes2847941419821206pt_BR


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