• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Faculdade de Artes Visuais
  • TCC - Artes Visuais
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Faculdade de Artes Visuais
  • TCC - Artes Visuais
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Relicários das Almas: A escrita poética e os livros de artista no ensino da arte

Abrir arquivo
eaad_artesvisuais_tcc_silva_tv.pdf (11.14Mb)
Autor
Silva, Tamires Vanini da
Orientador
Brigatto, Agda Cristina
Data de publicação
12/12/2024
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Este projeto de pesquisa investiga o papel da escrita poética na construção de Livros de Artista dentro do contexto da educação, a fim de permitir que os alunos entrem em contato com a experimentação de materiais, a construção tridimensional e a escrita vinculada àquilo que existe de mais interno e íntimo em nossas almas: emoções e sentimentos. Para que o desenvolvimento desta pesquisa fosse possível, foi realizado um estudo bibliográfico dos escritos de Henri Wallon, Célestin Freinet, Fayga Ostrower e Paulo Silveira e a posterior aplicação de um plano de curso, sobre a temática em questão, para os alunos do Ensino Médio de uma escola particular em Jundiaí. O objetivo principal, tanto da pesquisa quanto da aplicação prática, é identificar as potencialidades da experimentação e do processo criativo.
 
This research project investigates the role of poetic writing in the construction of Artist’s Books within the context of education, in order to allow students to come into contact with experimentation with materials, three-dimensional construction and writing linked to what is most internal and intimate in our souls: emotions and feelings. In order to make this research possible, a bibliographical study of the writings of Henri Wallon, Célestin Freinet, Fayga Ostrower and Paulo Silveira was carried out, followed by the application of a course plan on the subject in question for high school students at a private school in Jundiaí. The main aim of both the research and the practical application is to identify the potential of experimentation and the creative process.
 
Palavras-chave
Arte-educação
Livro de artista
Escrita
Afeto
Art education
Artist’s book
Writing
Affection
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Artes Visuais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião