Relicários das Almas: A escrita poética e os livros de artista no ensino da arte
Author
Silva, Tamires Vanini da
Advisor
Brigatto, Agda CristinaDate
12/12/2024Content Type
Trabalho de Conclusão de CursoPostgraduate Program
Não se aplicaAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Este projeto de pesquisa investiga o papel da escrita poética na construção
de Livros de Artista dentro do contexto da educação, a fim de permitir
que os alunos entrem em contato com a experimentação de materiais, a
construção tridimensional e a escrita vinculada àquilo que existe de mais
interno e íntimo em nossas almas: emoções e sentimentos. Para que o
desenvolvimento desta pesquisa fosse possível, foi realizado um estudo
bibliográfico dos escritos de Henri Wallon, Célestin Freinet, Fayga Ostrower e
Paulo Silveira e a posterior aplicação de um plano de curso, sobre a temática
em questão, para os alunos do Ensino Médio de uma escola particular em
Jundiaí. O objetivo principal, tanto da pesquisa quanto da aplicação prática,
é identificar as potencialidades da experimentação e do processo criativo. This research project investigates the role of poetic writing in the construction
of Artist’s Books within the context of education, in order to allow students
to come into contact with experimentation with materials, three-dimensional
construction and writing linked to what is most internal and intimate in our souls:
emotions and feelings. In order to make this research possible, a bibliographical
study of the writings of Henri Wallon, Célestin Freinet, Fayga Ostrower and
Paulo Silveira was carried out, followed by the application of a course plan
on the subject in question for high school students at a private school in
Jundiaí. The main aim of both the research and the practical application
is to identify the potential of experimentation and the creative process.
Keywords
Arte-educaçãoLivro de artista
Escrita
Afeto
Art education
Artist’s book
Writing
Affection