Reverberações de aprendizagens sobre medidas na prática de professores que ensinam matemática
Author
Date
//2018Access rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Este artigo apresenta uma investigação a respeito de práticas pedagógicas desenvolvidas, por professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em formação continuada, num grupo de estudos com características colaborativas que discute o ensino e a aprendizagem da Matemática. Com o objetivo de discutir as reverberações das aprendizagens dos estudos em colaboração nas práticas docentes a respeito do tema Grandezas e Medidas, o texto foca, especificamente, as práticas de dois dos participantes em relação à medida das grandezas comprimento e tempo. Os dados foram produzidos a partir de videogravações de encontros do grupo e de narrativas escritas pelos professores. A pesquisa se desenvolveu numa perspectiva qualitativa, valorizando a descrição dos encontros, da participação dos professores e das interações ocorridas no contexto do grupo e das instituições educacionais onde os professores atuam. O enquadramento metodológico e os procedimentos de análise adotados estão de acordo com a pesquisa narrativa, como um modo de compreender a experiência vivenciada no grupo e com ele. A participação no grupo de estudos possibilitou aos docentes aprendizagens conceituais sobre as Grandezas e Medidas, e sobre seu ensino e aprendizagem nos anos iniciais da educação básica. Tais aprendizagens reverberaram nas práticas dos participantes, tornando-as mais exploratórias e problematizadoras, por meio da inserção do tema e/ou de alterações graduais nas maneiras de abordá-lo com crianças.
This article presents an investigation regarding pedagogical practices developed, by kindergarten and early Elementary School teachers in continuous education, in a study group with collaborative characteristics that discusses teaching and learning Mathematics. Aiming to discuss the repercussions of the learning from collaborative studies in teaching practices regarding the subject of Measurements and Quantities, the text focuses, specifically, on the practices of two of the participants in relation to the measurement of the quantities time and length. The data was produced from video recordings of the group meetings and narratives written by the teachers of the group. The research was developed in a qualitative perspective, valuing the description of the meetings, participation of the teachers and interactions that occurred in the context of the group and educational institutions where the teachers work. The methodological framework and adopted analysis procedures are in accordance with narrative research as a way of understanding the experience lived in and with the group. The participation in the study group allowed teachers’ conceptual learning about Measurements and Quantities, as well as about their teaching and learning in the early years of basic education. Such learning reverberated into the practices of the participants, making them more exploratory and problematizing, through the insertion of the theme and / or gradual changes in the ways of approaching it with children.
Keywords
Educação matemáticaGrandezas e medidas
Práticas docentes
Grupos colaborativos
Mathematics education
Measurements and quantities
Teaching practices
Collaborative groups