Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.contributor.authorBorges, Regilson Maciel
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:20Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:20Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17887
dc.description.abstractAborda-se o confronto entre o governo do Estado de São Paulo e as três universidades paulistas, em torno da formação de professores, em nível superior, em decorrência da deliberação n° 111/2012, que as obrigou a adotarem, nas matrizes curriculares, uma dimensão mais prática e menos teórica. Para tanto, analisaram-se documentos e depoimentos de atores representativos. Constatou-se cenário altamente polarizado, comunidade epistêmica com matizes corporativistas e relativização da autonomia universitária.
dc.description.abstractThe article approaches the confrontation between the State of São Paulo government and the three universities of São Paulo, about teacher education, in higher education courses, as a result of deliberation no. 111/2012, which forced them to adopt, in the curricular matrices, a more practical and less theoretical dimension. For this purpose, documentary analysis of legislation and manifestations produced by the various involved actors was carried out, as well as analysis of the testimonies of representative actors, in the light of the paradigms of consensus and conflict. It was observed a highly polarized scenario, epistemic community with corporatist nuances and relativization of university autonomy.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherRevista Brasileira de Politica e Administracao da Educacao - RBPAEpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de professores
dc.subjectPedagogia
dc.subjectAutonomia universitária
dc.subjectConselho estadual de educação
dc.subjectEducação superior
dc.subjectTeacher training
dc.subjectPedagogy
dc.subjectUniversity autonomy
dc.subjectState council of education
dc.subjectHigher education
dc.titleUniversidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifรญcia Universidade Catรณlica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21573/vol37n12021.105106pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples