dc.contributor.author | Calderón, Adolfo Ignacio | |
dc.contributor.author | Lourenço, Henrique da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-05-05T13:39:37Z | |
dc.date.available | 2025-05-05T13:39:37Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17904 | |
dc.description.abstract | No presente artigo, realizou-se uma aproximação teórica aos rankings acadêmicos, públicos e privados, result-ante de pesquisa bibliográfica, na tentativa de compreender sua complexidade e trajetória na realidade brasileira. Defende-se, que as mudanças derivadas da transformação do Estado Provedor para um modelo de Estado Avaliador, reforçaram as tendências em torno das avaliações, índices e classificações por meio de rankings, con-statando-se no Brasil, a incipiência de rankings públicos e privados diante da existência de um mercado no qual acabam ganhando legitimidade. | |
dc.description.abstract | This article provides a theoretical approach to public and private higher education academic rankings in Brazil aimed towards understanding their complexity and course of development. The paper supports that the changes stemming from the transformation from a Provider State into an Evaluator State model strengthened the trends around assessments through rankings, and it also confirms the incipience of private and public rankings faced with a market scenario where they are ultimately legitimized. | |
dc.description.sponsorship | CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) | |
dc.language.iso | Português | |
dc.publisher | USCS Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Rankings universitários | |
dc.subject | Avaliação educacional | |
dc.subject | Educação superior | |
dc.subject | Rankings acadêmicos | |
dc.subject | University rankings | |
dc.subject | Educational assessment | |
dc.subject | Higher education | |
dc.subject | Universities | |
dc.subject | Academic rankings | |
dc.title | Rankings na educação superior brasileira: uma aproximação aos rankings públicos e privados | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas
(PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 310775/2014-0 | |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n3.4624 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4931639185143968 | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |