Show simple item record

dc.contributor.authorMartins, Edivaldo Cesar Camarotti
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:54Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:54Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17910
dc.description.abstractEste artigo aborda a literatura acadêmico-científica sobre as boas práticas escolares numa perspectiva panorâmica, enfocando a produção científica no espaço ibero-americano. Trata-se de uma pesquisa sobre o estado do conhecimento, resultante de rigoroso levantamento bibliográfico, em que se identificam concepções subjacentes, tendências e principais abordagens na literatura estudada. Constata-se, no contexto luso-brasileiro, a tendência de uma discussão politizada e questionadora dos referenciais ideológicos subjacentes às boas práticas escolares, ao passo que, no contexto espanhol, predomina uma comunidade científica que, desde um ponto de vista sistêmico, estuda as boas práticas sob o prisma da construção de uma escola eficaz.
dc.description.abstractThis article discusses academic and scientific literature regarding good school practices in a panoramic perspective, focusing on the scientific production in the Ibero-American context. It is a study on the state of knowledge, resulting from a thorough bibliographic survey to identify underlying concepts, trends and main approaches in the literature studied. In the Luso-Brazilian context there is the tendency of a politicized and probing discussion of the underlying ideological references to good school practices, whereas, in the Spanish context, there is a predominance of a scientific community which, based on a systemic point of view, studies the best practices under the prism of the construction of an effective school.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherFundacao Carlos Chagaspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLevantamento bibliográfico
dc.subjectBoas práticas escolares
dc.subjectEscolas eficazes
dc.subjectProdução acadêmica ibero-americana
dc.subjectBibliographic survey
dc.subjectSchool best practices
dc.subjectEffective schools
dc.subjectIbero-american
dc.subjectAcademic production
dc.titleBoas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18222/eae266203022pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record