• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Correspondência verbal: uma revisão da literatura

Autor
Wechsler, Amanda Muglia
Amaral, Vera Lúcia Raposo do
Data de publicação
//2009
Tipo de conteúdo
Artigo
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o nãoverbal de um indivíduo. As pesquisas em correspondência verbal têm se utilizado de treinos de correspondência, uma técnica para estabelecer, manter, diminuir ou extinguir comportamentos não-verbais através do controle do comportamento verbal, em três fases: linha de base, reforçamento da verbalização e reforçamento da correspondência entre o comportamento verbal e o não-verbal. Esses treinos usam-se de três sequências diferentes: dizer-fazer, fazer-dizer e dizerfazer- dizer. Este artigo faz uma revisão das pesquisas na área de correspondência verbal nestas três diferentes seqüências. Ressalta, ainda, estudos atuais, que se preocuparam em descrever o fenômeno da correspondência e, portanto, não utilizaram metodologia experimental e, por consequência, não realizaram treino de correspondência e sim observaram a emergência da correspondência verbal natural.
 
Verbal correspondence can be defined as the relationship between an individual’s verbal and non-verbal behavior. Research into verbal correspondence has used correspondence training, a technique that establishes keeps, diminishes or extinguishes non-verbal behaviors through the control of verbal behavior, in three phases: baseline, reinforcement of verbal behavior and reinforcement of the correspondence between verbal and non-verbal behaviors. These training sessions use three different sequences: say-do, do-say and say-do-say. This article reviews the research in the area of verbal correspondence in these three different sequences. Current studies are highlighted that are concerned with describing the phenomenon of correspondence and which, therefore, did not use experimental methodology and, consequently, did not perform correspondence training, but rather observed the emergence of natural verbal correspondence.
 
Palavras-chave
Correspondência verbal
Comportamento verbal
Revisão
Correspondência dizer-fazer/fazer-dizer/dizer-fazer-dizer
Interação entre comportamento verbal e não verbal
Verbal correspondence
Verbal behavior
Review
Correspondence say-do/do-say/say-do-say
Interaction between verbal and non verbal behavior
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico 

    Wechsler, Amanda (PUC-Campinas, 2008-02-12)
    Correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o comportamento não-verbal de um indivíduo. As pesquisas encontradas na literatura sobre correspondência verbal utilizaram-se de treinos ...
  • Transtorno do pânico: investigação sobre alterações de relato em terapia analítico-comportamental. 

    Siebert, Graziela (PUC-Campinas, 2006-02-01)
    O Transtorno do Pânico é um dos mais freqüentes e incapacitantes problemas dentre os transtornos ansiosos, representando um dos motivos de maior procura dos serviços de saúde no Brasil e no mundo. A Terapia Analítico-Com ...
  • A música, a narrativa e a formação de professores 

    Serodio, Liana Arrais (PUC-Campinas, 2008-02-12)
    Pesquisa sobre o uso da narrativa na formação do educador musical. É baseada na convicção de que a argumentação verbal importa para o diálogo sobre o ensino de música e que este potencialmente leva à democratização da ...

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião