| dc.contributor.advisor | Andrade, Eliane Righi de | |
| dc.contributor.author | Dias, Luan Ximenes | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-10T17:16:02Z | |
| dc.date.available | 2025-06-10T17:16:02Z | |
| dc.date.issued | 2025-01-31 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17978 | |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa surge ao considerar o cinema como um espaço privilegiado de representações e
da manifestação de um certo discurso artístico que mistura diferentes tipos de linguagem,
capazes de modular os imaginários e reiterar manifestações de ordem discursiva para pensar a
construção dos sujeitos e o modo como eles são representados e, muitas vezes, estigmatizados
na sociedade. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é investigar o modo como a
transgeneridade é representada na sociedade, especificamente, em duas produções do cinema
latino-americano. Para isso, esta pesquisa volta-se a uma perspectiva qualitativa
interpretativista que se dá por um estudo de caso sobre as representações de transgêneros em
dois filmes latino-americanos, Alice Junior (2019) e Una Mujer Fantástica (2017). A
pesquisa apresenta como método a cartografia, configurado pela perspectiva de Deleuze e
Guattari, uma vez que essa estrutura rizomática de análise se dá a partir do campo de estudo
da sexualidade e de gênero. Essa perspectiva se fundamenta pela teoria queer e se realiza por
meio de uma análise discursiva, baseada nos estudos de Michel Foucault, com o fim de
problematizar o papel da linguagem na construção da subjetividade e revelar o que envolve a
produção de saber e as relações de poder, ao focalizar as formações discursivas no interior dos
processos políticos, sociais e históricos, trazidas pela materialidade linguística composta por
imagem e texto dos filmes que compõem o corpus de análise. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This research emerges from considering cinema as a privileged space for representations and
the manifestation of a certain artistic discourse that mixes different types of language, capable
of modulating the imaginary and reiterating manifestations of a discursive order to think
about the construction of subjects and the way they are represented and, often, stigmatized in
society. Thus, the general objective of this research is to investigate the way in which
transgenderism is represented in society, specifically, in two productions of Latin American
cinema. To this end, this research turns to a qualitative interpretative perspective that is given
by a case study on the representations of transgender people in two Latin American films,
Alice Junior (2019) and Una Mujer Fantástica (2017). The research presents cartography as a
method, configured by the perspective of Deleuze and Guattari, since this rhizomatic structure
of analysis occurs from the field of study of sexuality and gender. This perspective is based on
queer theory and is carried out through a discursive analysis, based on the studies of Michel
Foucault, with the aim of problematizing the role of language in the construction of
subjectivity and revealing what is involved in the production of knowledge and power
relations, by focusing on the discursive formations within the political, social and historical
processes, brought about by the linguistic materiality composed of images and texts of the
films that make up the corpus of analysis. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | representações | pt_BR |
| dc.subject | ordem discursiva | pt_BR |
| dc.subject | transgeneridade | pt_BR |
| dc.subject | subjetividade | pt_BR |
| dc.subject | teoria queer | pt_BR |
| dc.subject | representations | pt_BR |
| dc.subject | discursive order | pt_BR |
| dc.subject | transgenderism | pt_BR |
| dc.subject | subjectivity | pt_BR |
| dc.subject | queer theory | pt_BR |
| dc.title | Transgeneridade em tela: os efeitos discursivos na representação das protagonistas dos filmes Una Mujer Fantástica e Alice Júnior | pt_BR |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 5199260250874112 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 4261757516548164 | pt_BR |
| puc.referee | Almozara, Paula Cristina Somenzari | |
| puc.referee | Hergesel, João Paulo Lopes de Meira | |
| puc.refereeLattes | 5606769046902145 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 0081045915422658 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Linguagem e Comunicação | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |