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Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de são paulo

Autor
Pagani, Gabriela
Fernandes, Maria José da Silva
Barbosa, Andreza
Data de publicação
//2023
Tipo de conteúdo
Artigo
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Este artigo analisa o fenômeno da exoneração de docentes e sua relação com as condições de trabalho na rede estadual paulista de ensino. A discussão parte de levantamento bibliográfico acerca da temática, de dados estatísticos sobre a exoneração no período de 2012 a 2018 e de informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede. Os dados analisados mostraram elevados e constantes índices de exoneração no período e evidenciaram que este é o momento final de um processo de desistência influenciado fortemente pela insatisfação diante das condições de trabalho, sobretudo da carreira, dos salários, da jornada de trabalho, e da organização e estrutura da rede paulista.
 
This article analyzes the teacher resignation process and its relationship with working conditions of the São Paulo state education network. The discussion is based on a bibliographic research about the topic and on a statistical analysis of data from 2012 to 2018, as well as on information from semi-structured interviews with teachers from the education network. The data show high and constant rates of resignation in that period and highline that the resignation can be considered the final moment of a resignation process strongly influenced by dissatisfaction with working conditions, especially with career, salary, working hours and the organization and structure of the São Paulo state education network.
 
Palavras-chave
Exoneração docente
Abandono do magistério
Condições de trabalho docente
Valorização do magistério
Rede pública de ensino paulista
Teaching exoneration
Teaching abandonment
Teaching working conditions
Teaching valorization
São Paulo state education network
Linguagem
InglêsPortuguês
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