Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de são paulo
Author
Pagani, Gabriela
Fernandes, Maria José da Silva
Barbosa, Andreza
Date
//2023Content Type
ArtigoAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Este artigo analisa o fenômeno da exoneração de docentes e sua relação com as condições de trabalho na rede estadual paulista de ensino. A discussão parte de
levantamento bibliográfico acerca da temática, de dados estatísticos sobre a exoneração no período de 2012 a 2018 e de informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede. Os dados analisados mostraram elevados e constantes índices de exoneração no período e evidenciaram que este é o momento final de um processo de desistência
influenciado fortemente pela insatisfação diante das condições de trabalho, sobretudo da carreira, dos salários, da jornada de trabalho, e da organização e estrutura da rede paulista. This article analyzes the teacher resignation process and its relationship with working conditions of the São Paulo state education network. The discussion is based on a bibliographic research about the topic and on a statistical analysis of data from 2012 to 2018, as well as on information from semi-structured interviews with teachers from the education network. The data show high and constant rates of resignation in that period and highline that the resignation can be considered the final moment of a resignation process strongly influenced by dissatisfaction with working conditions, especially with career, salary, working hours and the organization and structure of the São Paulo state education network.
Keywords
Exoneração docenteAbandono do magistério
Condições de trabalho docente
Valorização do magistério
Rede pública de ensino paulista
Teaching exoneration
Teaching abandonment
Teaching working conditions
Teaching valorization
São Paulo state education network