dc.contributor.advisor | Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo | |
dc.contributor.author | Polli, Mariana Fraletti de | |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T15:26:09Z | |
dc.date.available | 2025-10-09T15:26:09Z | |
dc.date.issued | 2025-06-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19062 | |
dc.description.abstract | Diante das demandas clínicas vividas por profissionais da Orientação Profissional e de Carreira
(OPC), especialmente no que se refere à necessidade de maior aproximação entre adolescentes
e seus responsáveis durante o processo de escolha profissional, este estudo investigou a
influência das relações familiares nesse contexto. A proposta também visou contribuir para a
ampliação da produção de estudos com abordagem clínica, articulando instrumentos
quantitativos e estratégias qualitativas na avaliação psicológica em OPC. Os objetivos
incluíram: compreender o quanto os filhos conhecem sobre o trabalho dos pais; comparar os
relatos dos pais com os níveis de indecisão profissional dos filhos; examinar a relação entre
responsividade e exigência parental e sua possível associação com a congruência entre
interesses profissionais; e investigar o processo de construção desses interesses em ambas as
gerações. Participaram duas díades mãe-filha, com adolescentes matriculadas na 3ª série do
ensino médio de escolas particulares do interior do estado de São Paulo. Foram utilizadas as
escalas Escala de Responsividade e Exigência Parental (EREP), Escala de Congruência entre
Pais e Filhos para Escolha profissional (ECPF-EP), Escala Andante de Indecisão de Carreira
(EAIC) e Escala Andante de Interesses Profissionais (EAIP), além de entrevista
semiestruturada e da técnica Escores Transformados em Histórias (ETH). Os resultados
evidenciaram que a família exerce influência significativa na escolha profissional, seja por meio
de opiniões, pressões, atitudes sutis ou simbólicas. As adolescentes demonstraram consciência
sobre o significado do trabalho, reconheceram o apoio materno como elemento importante em
suas escolhas e apresentaram altos índices de congruência complementar e suplementar.
Embora ambas tenham níveis médios de indecisão, diferenças individuais indicam modos
distintos de lidar com o processo de escolha. As relações parentais marcadas por responsividade
favoreceram o diálogo e a construção de sentido em torno do trabalhar, mais do que a
reprodução direta de interesses profissionais semelhantes entre mães e filhas. A surpresa das
mães diante da pergunta sobre o significado do trabalhar, para a qual não tinham respostas
prontas, evidenciou o quanto essa temática costuma ser pouco elaborada no cotidiano familiar.
Observou-se que as mães apresentaram maior repertório reflexivo ao comentar seus interesses,
o que pode estar relacionado à trajetória de vida e à função narrativa da memória autobiográfica
na vida adulta. Valores familiares emergiram como aspectos centrais na construção dos projetos
de vida, especialmente no que se refere à busca por satisfação pessoal e segurança financeira.
A participação ativa de ao menos um dos responsáveis no processo de orientação profissional
mostrou-se promissora, podendo ampliar o autoconhecimento do(a) adolescente e enriquecer a
prática do(a) psicólogo(a) orientador(a). | pt_BR |
dc.description.abstract | Given the clinical demands experienced by professionals in Career and Vocational Guidance
(CVG), especially regarding the need for closer engagement between adolescents and their
caregivers during the career decision-making process, this study investigated the influence of
family relationships in this context. The study also aimed to contribute to the expansion of
clinical research by integrating quantitative instruments and qualitative strategies within
psychological assessment in CVG. The objectives included: understanding how much
adolescents know about their parents’ work; comparing parents’ reports with their children’s
levels of career indecision; examining the relationship between parental responsiveness and
demandingness and its possible association with congruence in vocational interests; and
investigating how these interests are developed across generations. Two mother-daughter dyads
participated in this study, with the adolescents enrolled in the third year of high school at private
schools on cities of São Paulo state. The following instruments were used: Escala de
Responsividade e Exigência Parental (EREP), Escala de Congruência entre Pais e Filhos para
Escolha Profissional (ECPF-EP), Escala Andante de Indecisão de Carreira (EAIC), and
Escala Andante de Interesses Profissionais (EAIP), in addition to a semi-structured interview
and the Taking a Test is Telling Stories (TTS) technique. The results showed that family has a
significant influence on career choice, whether through opinions, pressures, or more subtle and
symbolic attitudes. The adolescents demonstrated awareness about the meaning of work,
recognized maternal support as an important element in their choices, and showed high levels
of both complementary and supplementary congruence. Although both presented medium
levels of indecision, individual differences indicated distinct ways of dealing with the decisionmaking process. Parent-child relationships marked by responsiveness favored dialogue and the
construction of meaning around working, more so than the direct reproduction of similar career
interests between mothers and daughters. The mothers’ surprise when asked about the meaning
of working, an issue for which they had no ready answers, revealed how seldom this theme is
explored within family routines. Mothers showed more developed reflective repertoire when
discussing their interests, which may be related to their life histories and the narrative function
of autobiographical memory in adulthood. Family values emerged as central aspects in the
construction of life projects, especially regarding the pursuit of personal fulfillment and
financial security. The active participation of at least one caregiver in the career guidance
process proved to be promising, with the potential to enhance the adolescent's self-knowledge
and enrich the psychologist’s professional practice. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Orientação profissional e de carreira | pt_BR |
dc.subject | congruência | pt_BR |
dc.subject | exigência | pt_BR |
dc.subject | responsividade | pt_BR |
dc.subject | relação parental | pt_BR |
dc.title | Avaliação psicológica em orientação profissional e de carreira: um estudo sobre congruência entre pais e filhos | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1112476703312237 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5057292997836738 | pt_BR |
puc.referee | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | |
puc.referee | Noronha, Ana Paula Porto | |
puc.refereeLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6828140799795494 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |