Avaliação psicológica em orientação profissional e de carreira: um estudo sobre congruência entre pais e filhos
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Autor
Orientador
Ambiel, Rodolfo Augusto MatteoData de publicação
23/06/2025Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
PsicologiaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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Diante das demandas clínicas vividas por profissionais da Orientação Profissional e de Carreira (OPC), especialmente no que se refere à necessidade de maior aproximação entre adolescentes e seus responsáveis durante o processo de escolha profissional, este estudo investigou a influência das relações familiares nesse contexto. A proposta também visou contribuir para a ampliação da produção de estudos com abordagem clínica, articulando instrumentos quantitativos e estratégias qualitativas na avaliação psicológica em OPC. Os objetivos incluíram: compreender o quanto os filhos conhecem sobre o trabalho dos pais; comparar os relatos dos pais com os níveis de indecisão profissional dos filhos; examinar a relação entre responsividade e exigência parental e sua possível associação com a congruência entre interesses profissionais; e investigar o processo de construção desses interesses em ambas as gerações. Participaram duas díades mãe-filha, com adolescentes matriculadas na 3ª série do ensino médio de escolas particulares do interior do estado de São Paulo. Foram utilizadas as escalas Escala de Responsividade e Exigência Parental (EREP), Escala de Congruência entre Pais e Filhos para Escolha profissional (ECPF-EP), Escala Andante de Indecisão de Carreira (EAIC) e Escala Andante de Interesses Profissionais (EAIP), além de entrevista semiestruturada e da técnica Escores Transformados em Histórias (ETH). Os resultados evidenciaram que a família exerce influência significativa na escolha profissional, seja por meio de opiniões, pressões, atitudes sutis ou simbólicas. As adolescentes demonstraram consciência sobre o significado do trabalho, reconheceram o apoio materno como elemento importante em suas escolhas e apresentaram altos índices de congruência complementar e suplementar. Embora ambas tenham níveis médios de indecisão, diferenças individuais indicam modos distintos de lidar com o processo de escolha. As relações parentais marcadas por responsividade favoreceram o diálogo e a construção de sentido em torno do trabalhar, mais do que a reprodução direta de interesses profissionais semelhantes entre mães e filhas. A surpresa das mães diante da pergunta sobre o significado do trabalhar, para a qual não tinham respostas prontas, evidenciou o quanto essa temática costuma ser pouco elaborada no cotidiano familiar. Observou-se que as mães apresentaram maior repertório reflexivo ao comentar seus interesses, o que pode estar relacionado à trajetória de vida e à função narrativa da memória autobiográfica na vida adulta. Valores familiares emergiram como aspectos centrais na construção dos projetos de vida, especialmente no que se refere à busca por satisfação pessoal e segurança financeira. A participação ativa de ao menos um dos responsáveis no processo de orientação profissional mostrou-se promissora, podendo ampliar o autoconhecimento do(a) adolescente e enriquecer a prática do(a) psicólogo(a) orientador(a).
Given the clinical demands experienced by professionals in Career and Vocational Guidance (CVG), especially regarding the need for closer engagement between adolescents and their caregivers during the career decision-making process, this study investigated the influence of family relationships in this context. The study also aimed to contribute to the expansion of clinical research by integrating quantitative instruments and qualitative strategies within psychological assessment in CVG. The objectives included: understanding how much adolescents know about their parents’ work; comparing parents’ reports with their children’s levels of career indecision; examining the relationship between parental responsiveness and demandingness and its possible association with congruence in vocational interests; and investigating how these interests are developed across generations. Two mother-daughter dyads participated in this study, with the adolescents enrolled in the third year of high school at private schools on cities of São Paulo state. The following instruments were used: Escala de Responsividade e Exigência Parental (EREP), Escala de Congruência entre Pais e Filhos para Escolha Profissional (ECPF-EP), Escala Andante de Indecisão de Carreira (EAIC), and Escala Andante de Interesses Profissionais (EAIP), in addition to a semi-structured interview and the Taking a Test is Telling Stories (TTS) technique. The results showed that family has a significant influence on career choice, whether through opinions, pressures, or more subtle and symbolic attitudes. The adolescents demonstrated awareness about the meaning of work, recognized maternal support as an important element in their choices, and showed high levels of both complementary and supplementary congruence. Although both presented medium levels of indecision, individual differences indicated distinct ways of dealing with the decisionmaking process. Parent-child relationships marked by responsiveness favored dialogue and the construction of meaning around working, more so than the direct reproduction of similar career interests between mothers and daughters. The mothers’ surprise when asked about the meaning of working, an issue for which they had no ready answers, revealed how seldom this theme is explored within family routines. Mothers showed more developed reflective repertoire when discussing their interests, which may be related to their life histories and the narrative function of autobiographical memory in adulthood. Family values emerged as central aspects in the construction of life projects, especially regarding the pursuit of personal fulfillment and financial security. The active participation of at least one caregiver in the career guidance process proved to be promising, with the potential to enhance the adolescent's self-knowledge and enrich the psychologist’s professional practice.
Palavras-chave
Orientação profissional e de carreiraCongruência
Exigência
Responsividade
Relação parental