O ensino de ph e o jogo da memória
Author
Bernardes, Celene Fernandes
Jannini, Marcelo José Della Mura
Giocomin, Júlia
Picolli, Beatriz Moreira
Poltronieri, Beatriz Herrera
Ferreira, Beatriz Paulucci
Date
//2021Content Type
ArtigoMetadata
Show full item recordAbstract
O entendimento do potencial hidrogeniônico (pH) é de suma importância química, biológica, médica, tecnológica e nas situações cotidianas relacionadas com alimentos, bebidas, cosméticos, fármacos e meio ambiente. Quando se aborda o pH, é estabelecida uma relação com a concentração de íons hidrogênio (H+) em solução aquosa. Assim, a concentração de H+ igual a 1,0 x 10-7 mol/L corresponde ao pH 7,0 e a uma solução com característica neutra. Soluções ácidas ou básicas apresentam, sucessivamente, maior ou menor concentração de H+ e valores de pH abaixo ou acima de 7,0. Para aferir o valor do pH existem técnicas colorimétricas e potenciométricas. O estudo do pH pode se tornar complexo por envolver especificidades e conteúdo de matemática e química. Com a proposta de tornar atrativo o estudo deste tema foi desenvolvido um instrumento didático lúdico, complementar ao ensino clássico e baseado no tradicional “jogo da memória”. O jogo foi desenvolvido com diferentes graus de complexidade, possibilitando a aplicação no estudo de Ciências, no Ensino Fundamental; no estudo de Química e Biologia, no Ensino Médio e mesmo para recuperar o conteúdo fundamental para utilização em disciplinas específicas do Ensino Superior
Keywords
Potencial hidrogeniônicoPH
Instrumento didático
Jogo da memória
