| dc.contributor.author | Bernardes, Celene Fernandes | |
| dc.contributor.author | Jannini, Marcelo José Della Mura | |
| dc.contributor.author | Giocomin, Júlia | |
| dc.contributor.author | Picolli, Beatriz Moreira | |
| dc.contributor.author | Poltronieri, Beatriz Herrera | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Beatriz Paulucci | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T15:35:26Z | |
| dc.date.available | 2025-10-13T15:35:26Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19216 | |
| dc.description.abstract | O entendimento do potencial hidrogeniônico (pH) é de suma importância química, biológica, médica, tecnológica e nas situações cotidianas relacionadas com alimentos, bebidas, cosméticos, fármacos e meio ambiente. Quando se aborda o pH, é estabelecida uma relação com a concentração de íons hidrogênio (H+) em solução aquosa. Assim, a concentração de H+ igual a 1,0 x 10-7 mol/L corresponde ao pH 7,0 e a uma solução com característica neutra. Soluções ácidas ou básicas apresentam, sucessivamente, maior ou menor concentração de H+ e valores de pH abaixo ou acima de 7,0. Para aferir o valor do pH existem técnicas colorimétricas e potenciométricas. O estudo do pH pode se tornar complexo por envolver especificidades e conteúdo de matemática e química. Com a proposta de tornar atrativo o estudo deste tema foi desenvolvido um instrumento didático lúdico, complementar ao ensino clássico e baseado no tradicional “jogo da memória”. O jogo foi desenvolvido com diferentes graus de complexidade, possibilitando a aplicação no estudo de Ciências, no Ensino Fundamental; no estudo de Química e Biologia, no Ensino Médio e mesmo para recuperar o conteúdo fundamental para utilização em disciplinas específicas do Ensino Superior | |
| dc.subject | Potencial hidrogeniônico | |
| dc.subject | pH | |
| dc.subject | Instrumento didático | |
| dc.subject | Jogo da memória | |
| dc.title | O ensino de ph e o jogo da memória | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://www.revistamaiseducacao.com/artigosv4-n9-novembro-2021/48 | pt_BR |