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dc.contributor.authorBenedicto, Samuel Carvalho De
dc.contributor.authorSilva, Luiz Henrique Vieira da
dc.contributor.authorSugahara, Cibele Roberta
dc.contributor.authorBittencourt, Josias Jacinto
dc.contributor.authorSiani, Sergio Ricardo
dc.date.accessioned2025-10-13T16:53:50Z
dc.date.available2025-10-13T16:53:50Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19276
dc.description.abstractNas empresas, a sustentabilidade no âmbito das atividades de marketing apresenta-se como um diferencial no mercado competitivo. O marketing verde aliado às ações de responsabilidade social permite o atendimento das expectativas dos consumidores com menor impacto ambiental. O método de pesquisa é exploratório com abordagem qualitativa. A convergência entre marketing e sustentabilidade possibilita às empresas a comunicação de suas práticas sustentáveis aos stakeholders. As pressões do meio ambiente como reflexo do crescimento populacional aliado ao consumo excessivo e a vantagem competitiva obtida com as práticas sustentáveis são fatores que motivam as empresas a reverem as suas ações integrando as questões ambientais. Conclui-se o marketing verde orienta o desenvolvimento de produtos ambientalmente responsáveis com benefícios tangíveis, bem como o comportamento de consumo para o alcance de vantagem competitiva
dc.description.abstractIn companies, sustainability within the scope of marketing activities presents itself as a differential in the competitive market. Green marketing combined with social responsibility actions allows meeting consumer expectations with less environmental impact. The research method is exploratory with a qualitative approach. The convergence between marketing and sustainability enables companies to communicate their sustainable practices to stakeholders. Environmental pressures as a reflection of population growth combined with excessive consumption and the competitive advantage obtained with sustainable practices are factors that motivate companies to review their actions by integrating environmental issues. It is concluded that green marketing guides the development of environmentally responsible products with tangible benefits, as well as consumer behavior to achieve competitive advantage
dc.subjectMarketing Verde
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectVantagem Competitiva
dc.subjectGreen Marketing
dc.subjectSustainability
dc.subjectCompetitive Advantage
dc.titleConvergência entre marketing e sustentabilidade: desafios de uma relação aparentemente antagônicapt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/reni/article/view/889pt_BR


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