Show simple item record

dc.contributor.authorSugahara, Cibele Roberta
dc.contributor.authorFerreira, Denise Helena Lombardo
dc.contributor.authorBranchi, Bruna Angela
dc.date.accessioned2025-10-13T16:55:24Z
dc.date.available2025-10-13T16:55:24Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19319
dc.description.abstractTendo em vista a crise provocada pelo novo coronavírus no ano 2020, foi necessário que as escolas de vários níveis educacionais procurassem se adaptar ao novo desafio do ensino remoto. O objetivo deste artigo é relatar a experiência vivenciada pelos estudantes da disciplina Matemática Aplicada do curso de Administração no desenvolvimento de projetos aplicados à temática pandemia Covid-19. O procedimento técnico usado é o relato de experiência realizada no contexto das aulas e atividades remotas em uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de Campinas/SP com o uso das plataformas digitais Canvas e Teams. Os conteúdos da área de Administração predominantes foram aqueles de oferta e demanda e, na quase totalidade dos projetos, os conteúdos matemáticos abordados foram função linear e sistema de equações lineares. Os gráficos obtidos usando o Programa Microsoft Excel das funções Oferta, Demanda, Custo e Receita, bem como o ponto de interseção das funções Oferta e Demanda (Ponto de equilíbrio de Mercado), ou Custo e Receita (Ponto de equilíbrio Operacional) foram importantes para as análises realizadas pelos alunos. Os temas mais abordados pelos estudantes em seus projetos eram associados aos produtos álcool em gele máscaras. O trabalho realizado pelos alunos facilitou a compreensão dos conteúdos matemáticos e da Administração abordados e o conhecimento de outras áreas correlatas., além de debates no momento da apresentação
dc.subjectEnsino e aprendizagem
dc.subjectConteúdos da Administração
dc.subjectConteúdos matemáticos
dc.subjectCovid-19
dc.subjectEnsino remoto
dc.titleAplicações da modelagem matemática no ensino superior: uma experiência com desafios relacionados com a pandemia covid-19 em um curso de administraçãopt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://brajets.com/brajets/article/view/803pt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record