| dc.contributor.author | Sugahara, Cibele Roberta | |
| dc.contributor.author | Branchi, Bruna Angela | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Denise Helena Lombardo | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T16:55:39Z | |
| dc.date.available | 2025-10-13T16:55:39Z | |
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19330 | |
| dc.description.abstract | O ensino superior remoto emergencial é um tipo de ensino mediado pela tecnologia de tal forma que as peculiaridades das aulas presenciais sejam realizadas por meio de tecnologias e plataformas digitais. Como experiência inovadora de ensino, diferente das atividades conhecidas como Ensino a Distância, merece ser aprofundada. O relato de experiência, objeto deste artigo, busca descrever o uso de plataformas digitais no ensino remoto em uma Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo, em cursos administrados com metodologia tradicional e com metodologias ativas, durante a pandemia Covid-19. Em um cenário como o apresentado pela pandemia Covid-19 evidencia-se a importância da convergência entre ensino tradicional e remoto, como meio de superar obstáculos na trajetória do uso de tecnologias na prática pedagógica. | |
| dc.subject | Ensino remoto | |
| dc.subject | Plataformas Digitais | |
| dc.subject | Ensino Superior | |
| dc.subject | Covid-19 | |
| dc.title | Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no ensino superior em tempo da pandemia covid-19 | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3464 | pt_BR |