| dc.contributor.author | Sugahara, Cibele Roberta | |
| dc.contributor.author | Jannuzzi, Celeste Aída Sirotheau Corrêa | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T16:55:54Z | |
| dc.date.available | 2025-10-13T16:55:54Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19352 | |
| dc.description.abstract | As metodologias ativas são temas cada vez mais frequentes nas discussões sobre ensinoaprendizagem em qualquer que seja a área de conhecimento. Esse interesse tem como base o fato de o aluno passar de um comportamento passivo para uma atitude participativa, ou como indica o próprio método, uma atitude ativa. Nas metodologias ativas, processos interativos se fazem presentes no desenvolvimento do aprender (MARÇAL, 2009; BERBEL, 2011), em que trabalhos em grupo e discussão de casos são exemplos desses processos aplicados em diversas atividades como pesquisa, análise e tomada de decisão para solução de problemas elaborados a partir de experiências reais ou simuladas (BERBEL, 2011). | |
| dc.title | Metodologia ativa de ensino e ambiente virtual de aprendizagem no curso de graduação: uma experiência da puc-campinas com a abordagem groupware | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://periodicos.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/5661 | pt_BR |