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Estrutura narrativa, subjetivação e memória social como expressões da crítica de mídia em Tempos de paz

Autor
Liesenberg, Cintia
Budag, Fernanda Elouise
Data de publicação
//2023
Tipo de conteúdo
Artigo
Metadados
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Resumo
Este artigo analisa Tempos de paz (2009), drama histórico brasileiro dirigido por Daniel Filho e baseado na peça teatral de Bosco Brasil. Partindo da temática da migração e da cidadania cultural, a construção narrativa inter-relaciona diferentes esferas de abordagem que, articuladas entre si, permitem a apreensão de sentidos da obra em torno da memória social, dos processos de sujeição e subjetivação, e do entrelaçamento entre os campos estético e político que a constituem; fazendo-nos, ainda, pensar sobre a substância humana. O desfecho é a escolha por um formato narrativo híbrido (em diálogo com o teatro) que culmina na validação da cena enunciativa maior que o filme busca exaltar: a homenagem a diferentes e grandes imigrantes que contribuíram para diferentes aspectos da cultura, pesquisa e conhecimento do país
 
This article analyzes Tempos de paz (2009), a Brazilian historical drama directed by Daniel Filho and based on a play by Bosco Brasil. Exploring the theme of migration and cultural citizenship, the narrative interconnects different approaches that when articulated s, allow us to apprehend the work’s meanings regarding social memory, the subjection and subjectivation processes, and the interweaving between its aesthetic and political field, even touching on the human substance. Its hybrid narrative format (in dialogue with the theater) culminates, in its ending, by validating the film’s larger enunciative scene, which is an homage to different and important immigrants who contributed to Brazilian culture, research and knowledge aspects
 
Palavras-chave
Narrativa
Crítica de mídia
Filme
Memória social
Subjetivação
Narrative
Media criticism
Film
Social memory
Subjectivation
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