Cenários para a integração de Polos geradores de viagem a pontos de atratividade na área central da cidade de Campinas
Author
Pezzuto, Claudia Cotrim
Carvalho, Marcius Fabius Henriques de
Rodrigues, Guilherme Kato
Date
//2020Content Type
ArtigoMetadata
Show full item recordAbstract
O presente artigo é uma comunicação técnica, advinda da dissertação de mestrado do autor. Tem como principal objetivo propor alternativas de mobilidade ativa como forma de integração do cidadão, que chega por meio do transporte coletivo em dois Polos Geradores de Viagens, a quatro pontos de atratividade da região central da cidade de Campinas-SP. Por meio de levantamentos bibliográficos sobre o tema foram construídas tabelas sobre a motivação para a mobilidade ativa e em seguida foi delimitada a Rótula (área de estudo), foram definidos dois polos geradores de viagens e quatro pontos de atratividade (três dentro e um fora da rótula determinada). Quando finalizado, serão aplicados questionários com os fatores escolhidos e propostos os cenários para a melhora da mobilidade com integração com o transporte público para, dessa forma, tornar a cidade mais sustentável e saudável. Como conclusão, este trabalho é uma proposta para apoio que irão compor o Planejamento Estratégico de Campinas Cidade Inteligente (PECCI), contribuindo com novas perspectivas de mobilidade urbana ativa e propondo facilidades para mobilidade local individual em uma parte da região central da cidade de Campinas e, pela aplicação dos questionários formulados com os fatores escolhidos, se faz possível propor os cenários para a melhora da mobilidade com integração com o transporte público. This article is a technical communication, coming from the author's master's dissertation. Its main objective is to
propose active mobility alternatives as a means of citizen integration, which arrives by means of public
transportation in two Travel Generating Poles, at four points of attractiveness in the central region of the city of
Campinas-SP. By means of bibliographic surveys on the theme, tables were built on the motivation for active
mobility and after that the “Rótula” (area of study) was defined, two trip-generating poles were defined and four
points of attraction (three inside and one outside the kneecap). When completed, questionnaires will be applied with
the chosen factors and scenarios for improving mobility with integration with public transportation will be applied to
make the city more sustainable and healthy. In conclusion, this paper is a proposal for support that will compose the
Campinas Smart City Strategic Planning (PECCI), contributing with new perspectives of active urban mobility and
proposing facilities for individual local mobility in a part of the central region of Campinas and By applying the
questionnaires formulated with the chosen factors, it is possible to propose the scenarios for improving mobility with integration with public transport.
Keywords
Mobilidade ativaMobilidade individual
Caminhada
Bicicleta
Active mobility
Individual mobility
Walk
Bicycle
