Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por título
Itens para a visualização no momento 313-332 de 711
-
Fé e existência: uma análise a partir da obra Temor e tremor
(PUC-Campinas, 2016-12-16)A presente dissertação tem por objetivo analisar a relação fé e existência na obra Temor e tremor, do pensador dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard, presente na seção Problemata. Escrita sob o pseudônimo Johannes de Silentio, ... -
Fé na imprensa: um estudo da cobertura sobre o papa Francisco na Folha e no G1
(PUC-Campinas, 2020-02-12)Este trabalho realiza uma análise sobre a presença da religião no espaço público, mais precisamente da Igreja Católica no noticiário sobre o papa Francisco nos veículos de comunicação não confessionais. O universo documental ... -
O FIES e as estratégias dos grupos empresariais da educação superior frente à redução dos contratos de financiamento público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma política de financiamento público direcionada para estudantes, com foco em ampliar e diversificar o acesso e a permanência na educação superior que, especialmente na ... -
Finalidade da vida do homem
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)O objetivo principal deste trabalho monográfico é evidenciar que é intrínseco a natureza do homem a busca pela sua satisfação plena, ou seja, o homem é um ser que naturalmente deseja algo que o preencha e o realize. ... -
A finalidade do homem: o bem supremo em Aristóteles
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)O presente trabalho monográfico tem por objetivo apresentar e desenvolver o tema da finalidade do homem. Finalidade esta, que é o bem supremo, e que chegaremos à conclusão de que seja este bem superior, a própria ... -
Fintechs: inclusão financeira como forma de erradicação de pobreza, redução de desigualdade social e incentivo à livre iniciativa
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-25)O objetivo da pesquisa é apresentar as fintechs como instrumento de inclusão financeira, erradicação de pobreza, redução de desigualdade social e incentivo à livre iniciativa. A pesquisa faz um estudo de aspectos conceituais, ... -
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: diálogos (trans)formadores sustentados por mediações teóricas e reflexões sobre práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2020-12-14)O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre formação continuada de professores à luz da Teoria Histórico-Cultural, tomando a formação do pensamento conceitual e a constituição social da memória como pontos de ... -
Formação continuada de professores na rede municipal de Campinas a partir da pandemia de covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)Esta dissertação se desenvolve na linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Tem por objetivo analisar como a formação continuada de professores foi ... -
Formação continuada de professores por meio da educação a distância (EAD): influências do curso TV na Escola e os desafios de hoje
(PUC-Campinas, 2008-02-22)Devido às mudanças sócio-econômicas e políticas ocorridas no mundo e a forte presença das novas tecnologias, a educação vem se modificando para acompanhar esse processo de globalização. Nesse contexto, a Educação a Distância ... -
Formação continuada e autorregulação da aprendizagem: concepções e práticas de professores
(PUC-Campinas, 2015-02-24)As questões da (não) aprendizagem têm sido uma das queixas mais frequentes na realidade educacional atualmente. Pais e professores são desafiados a lidar com crianças que parecem não aprender, não demonstram interesse nos ... -
Formação continuada para docentes no ensino superior: análise de um programa
(PUC-Campinas, 2009-12-11)O presente trabalho tem como proposta analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada no ensino superior, visando promover um fazer consciente do processo ensino e aprendizagem. Apresenta historicamente como ... -
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
(PUC-Campinas, 2004-10-27)Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ... -
Formação cultural no programa pedagogia cidadã
(PUC-Campinas, 2009-06-23)Esta pesquisa trata da formação cultural proporcionada pelo curso de formação de professores em serviço, denominado Pedagogia Cidadã, o qual foi desenvolvido pela UNESP em parceria com diversas prefeituras do Estado de São ... -
Formação de professores na implantação do ensino fundamental de nove anos: a escola, um espaço de diálogo?
(PUC-Campinas, 2012-02-28)O tema deste trabalho se refere à implementação do novo Ensino Fundamental de nove anos (EF), com interesse, mais especificamente, sobre a formação continuada dos professores nesse processo, requerendo, portanto, adaptações ... -
Formação docente: educação ambiental na engenharia ambiental
(PUC-Campinas, 2006-08-31)O presente estudo se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e tem por objetivo entender como se desenvolve a educação ambiental no curso de Engenharia Ambiental de uma universidade ... -
Formação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
(PUC-Campinas, 2009-06-15)Esta pesquisa teve como objetivo investigar as diferentes abordagens acerca da formação dos bibliotecários-médicos, a fim de observar suas características e propostas, e identificar as competências informacionais que seriam ... -
Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
(PUC-Campinas, 2014-06-30)Esta pesquisa aborda a formação inicial de professores, entendida como aquela realizada em nível superior, no curso de pedagogia. O problema de investigação centra-se em compreender qual o papel da formação inicial na ... -
Formação inicial de professores de sociologia: uma análise de suas necessidades formativas
(PUC-Campinas, 2009-02-18)A pesquisa, Formação inicial de professores de sociologia: uma análise das necessidades formativas trata-se de um estudo sobre a formação do professor de Sociologia. Nosso problema de pesquisa centra-se em conhecer quais ... -
Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
(PUC-Campinas, 2003-06-25)Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre ... -
Fragmentos de construção da identidade docente: estudo dos memoriais de formação de alunas do PROESF
(PUC-Campinas, 2009-02-05)Pesquisa sobre Memoriais de Formação apresentados como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF), uma parceria dos Municípios da Região de Campinas ...