Navegação Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais por título
Itens para a visualização no momento 425-444 de 711
-
Mobilidade urbana para cidades sustentáveis: pressuposto à promoção de direitos humanos com ênfase na pessoa idosa
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)O acelerado envelhecimento no Brasil, aliado à concentração populacional em centros urbanos, exige das cidades um novo papel, mais acessível e igualitário a todos, que contemple os direitos das pessoas mais vulneráveis ... -
Modelo de gestão da informação aplicado ao ambiente empresarial : um estudo do setor sucroalcooleiro
(PUC-Campinas, 2003-12-16)A proposta de um modelo de gestão da informação caracteriza-se como um meio capaz de sustentar e direcionar o sistema de gestão empresarial. Para o estudo deste assunto, escolheu-se um setor da economia brasileira que ... -
Modelo para o desenvolvimento de campanhas de comunicação de marca para instituições de ensino superior apoiado pela gestão da informação e inteligência competitiva
(PUC-Campinas, 2008-02-12)Os principais conceitos de Marketing foram desenvolvidos nas últimas décadas do século XX e necessitam de uma revisão frente às novas tecnologias de informação e comunicação. O gestor moderno e processo gerencial também ... -
Morte iminente e sentido de vida: a esperança cristã no horizonte da crise pandêmica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-24)Esta pesquisa teológica tem por objetivo demonstrar que a esperança cristã, à luz da Ressurreição de Jesus Cristo, oferece uma resposta ao sofrimento do homem que é vítima da crise pandêmica. Através da problemática ... -
O Mosteiro de São Bento de Jundiaí e o culto e devoção à Sant’Ana na Vila formosa de Nossa Senhora do Desterro (1668-1764)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre o culto de Sant'Ana no Mosteiro de São Bento de Jundiaí e a Villa de Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí no período de 1668-1764 através de análise documental e ... -
Movimento social da diversidade sexual e política social: quais são os dilemas?
(PUC-Campinas, 2011-12-11)Este estudo analisa a função das políticas sociais da diversidade sexual, o papel da V Conferência Municipal de Políticas Públicas LGBT e elementos do movimento da consciência presentes em um grupo do movimento social da ... -
Mulher trans, travesti, corpo e subjetividade: uma análise das mulheres trans e travestis na “cracolândia” e a atuação do serviço social
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a questão de gênero na territorialidade da “cracolândia”, a partir da trajetória de mulheres trans e travestis residentes na região de São Paulo, e ... -
Mulheres em situação de rua e a intervenção do serviço social em Mogi Guaçu: uma análise sob a ótica de gênero
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-04)Neste presente estudo propomos compreender a cotidianidade das mulheres em situação de rua, explicitando a transversalidade da(s) violência(s). Desta forma, é abordada a organização patriarcal estrutural, como produto ... -
Na busca pelo outro: estratégias de ação do assistente social no reconhecimento de pacientes não identificados civilmente no âmbito hospitalar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)Este presente trabalho de conclusão de curso busca compreender de que maneira se dá a atuação do assistente social, no âmbito hospitalar, quando este profissional se depara com pacientes sem portar documentação civil ... -
Na contramão das imposições: em busca da (re)significação da função docente e do papel da escola de Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2021-02-19)Esta pesquisa, foi desenvolvida na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, tendo como foco compreender concepções sobre a função docente na Educação Infantil. A investigação estabeleceu-se a partir ... -
“Nada sobre nós, sem nós”: cooperação internacional e participação das pessoas com deficiência para a implementação de seus direitos humanos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-19)A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas considera a participação de movimentos sociais e organizações não governamentais como forma de proporcionar legitimidade às agendas internacionais. ... -
Narrativa docente e registro de alunos: contribuições para o ensino de matemática
(PUC-Campinas, 2018-02-07)Esta pesquisa buscou investigar que contribuições são oferecidas para o ensinoaprendizagem de alunos e da professora-pesquisadora em um trabalho com a matemática em sala de 3º ano do Ensino Fundamental, a partir da utilização ... -
Narrativas de "professoras" de educação infantil: o processo de (re)significação da profissão a partir da formação em exercício
(PUC-Campinas, 2013-02-28)A presente pesquisa Narrativas de professoras de Educação Infantil: o processo de (re)significação da profissão a partir da formação em exercício trata da formação de professoras /alunas do curso de Pedagogia-PARFOR ... -
Narrativas infantis mediadas: a-propria-ação da memória de crianças sobre suas experiências na educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-12-16)Esta pesquisa parte da seguinte questão: as narrativas memorialísticas infantis podem ser afetadas por produções fílmicas? Desta questão, derivamos o objetivo geral: analisar se as narrativas memorialísticas de crianças ... -
Narrativas subalternas de mulheres negras na construção da interseccionalidade como metodologia do comitê da ONU contra a discriminação racial
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-09)A presente dissertação tem por objetivo estudar os impactos de narrativas subalternas de mulheres negras na construção da teoria interseccional adotada pelo Comitê das Nações Unidas sobre a eliminação de todas as formas ... -
Narrativas: usos e contribuições às pesquisas sobre formação inicial de pedagogas
(PUC-Campinas, 2017-06-26)Esta dissertação analisa o uso de narrativas em pesquisas realizadas em cursos de Pedagogia. As quatro teses e 12 dissertações investigadas foram selecionadas a partir da consulta sistemática à Biblioteca Digital Brasileira ... -
A natureza humana: o instinto e a razão em David Hume
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-07)Indiscutivelmente, David Hume é um dos mais importantes filósofos do empirismo, tendo contribuído, de maneira significativa, no que diz respeito ao desenvolvimento epistemológico da metafísica, da psicologia, da ... -
A necessidade de respeito aos precedentes vinculantes: uma análise dos conflitos entre decisões do STF sobre restrição de cultos presenciais na pandemia do covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)O principal objetivo deste trabalho será apresentar a necessidade do respeito aos precedentes vinculantes, visando o devido exercício do controle de constitucionalidade concentrado pelo Supremo Tribunal Federal. ... -
Necessidades formativas de bacharéis docentes do ensino superior tecnológico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-15)Este trabalho enfoca as necessidades formativas necessárias aos docentes nas suas práticas em sala de aula. Investigamos a formação de profissionais docentes, que não possuem formação em licenciatura ou na área de educação, ... -
Necessidades formativas de professores de crianças de zero a três anos de idade
(PUC-Campinas, 2013-10-31)Esta pesquisa trata de necessidades formativas de professores de educação infantil, cuja problemática situa-se em identificar quais as necessidades formativas de professores de educação infantil que trabalham com crianças ...