Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais: Recent submissions
Now showing items 541-560 of 711
-
Inovação curricular e SINAES: os casos de dois cursos de engenharia
(PUC-Campinas, 2020-02-28)Este estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas (PPGE/PUCCAMP), na linha de pesquisa “Políticas Públicas de Educação”, pôs em relevo e conexão três categorias: Sinaes, currículo e inovação ... -
Na contramão das imposições: em busca da (re)significação da função docente e do papel da escola de Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2021-02-19)Esta pesquisa, foi desenvolvida na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, tendo como foco compreender concepções sobre a função docente na Educação Infantil. A investigação estabeleceu-se a partir ... -
Ninguém solta a mão de ninguém! um olhar para práticas pedagógicas que valorizam a aprendizagem por domínios e as funções executivas em um contexto de alta vulnerabilidade social
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Evidências científicas retratam que a vulnerabilidade social, motivada pela desigualdade e pela pobreza, pode afetar aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores. Avanços da neurociência sugerem que os impactos ocasionados ... -
Entre cartas, fóruns e brincadeiras: vivências de crianças na travessia da educação infantil para o ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2020-02-27)Este estudo aborda o processo de transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF), tendo como problema de pesquisa como a criança se relaciona afetivamente frente a uma dada situação social que tem potência ... -
O ensino de filosofia como arte da existência: um estudo com estudantes do ensino médio em escolas do município de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2019-12-13)Esta tese teve como objeto as representações de estudantes do ensino médio sobre o ensino de filosofia. O objetivo da pesquisa consistiu em investigar qual o sentido da filosofia para estudantes do ensino médio, na ... -
Avaliação da extensão universitária
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa visa apresentar um estudo sobre a avaliação da Extensão Universitária no Brasil, no contexto da política avaliativa oficial vigente no país, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Na ... -
Ensino de biologia: ciência e experiência como formas de qualificação da formação continuada em Quirinópolis – GO
(PUC-Campinas, 2019-12-19)A tese tem como objeto a formação continuada de professores de biologia. O problema da tese foi assim formulado: há contribuições da formação continuada para o ensino da Biologia, com fundamento nos conceitos de ciência ... -
Problem-based learning no ensino fundamental: uma pesquisa colaborativa
(PUC-Campinas, 2020-09-23)O Problem-Based Learning (PBL) tem por objetivo ampliar o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades em trabalho coletivo, cooperativo e colaborativo, iniciado com situações-problema hipotéticas. Apesar de o PBL ter ... -
As redes colaborativas na escola sob a ótica de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2021-02-04)Em quais condições ocorre (ou não) a construção das relações e redes colaborativas na escola? Partindo dessa questão, que teve origem nas observações e inquietações vividas e sentidas no trabalho diário na escola, nosso ... -
Análise censitária do perfil socioeconômico e desempenho acadêmico dos estudantes ProUni das instituições de ensino Superior privadas sem fins lucrativos no Enade (2010-2017)
(PUC-Campinas, 2020-02-13)Esta tese doutoral versa sobre o perfil socioeconômico e o desempenho acadêmico de estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) das Instituições de Ensino Superior sem fins lucrativos do Brasil, no Enade. Tem o ... -
Experiências formativas na licenciatura em matemática: perspectivas e contribuições
(PUC-Campinas, 2019-09-11)Esta investigação, com foco na formação do professor de matemática, orienta-se pela questão: Como alunos da graduação em matemática relacionam o seu percurso formativo, nas diferentes experiências durante o curso, com a ... -
Grupos LGBTs na Internet como educação não-formal pela autorrealização identitária
(PUC-Campinas, 2019-11-11)A presente tese desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), investigou: como a educação não-formal, presente nos grupos virtuais LGBTs ... -
Educação em museus: análise comparativa de didáticas museais em São Paulo e Londres
(PUC-Campinas, 2020-09-24)As funções do museu foram definidas pelo Conselho Internacional de Museus, dentre as quais se encontram a aquisição, a conservação, a investigação, a comunicação e a exposição do patrimônio da humanidade para os propósitos ... -
A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
(PUC-Campinas, 2021-11-22)O presente trabalho tematiza as contribuições da filosofia da pessoa humana e da filosofia da educação do filósofo francês Jacques Maritain para análise e proposição de políticas públicas educacionais. O problema que norteia ... -
As críticas morais de Amartya Sen é economia de mercado
(PUC-Campinas, 2002-06-05)Estabelecer teorias que descrevam e expliquem o comportamento humano tem sido uma preocupação de diversos teóricos no percorrer da atividade humana desde a Antiguidade. Atualmente não encontramos uma resposta para inúmeras ... -
Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
(PUC-Campinas, 2003-09-04)A reflexão Bioética, em tempos de globalização, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas ... -
Estado "Juristocrático" de Direito: entre a judicialização da política, o ativismo judicial e o sistema dos precedentes
(PUC-Campinas, 2021-02-25)A presente pesquisa propõe a análise, sob o enfoque do Estado Democrático de Direito, de dois fenômenos largamente debatidos no âmbito jurídico não só brasileiro, como mundial: são a judicialização da política e ... -
A política habitacional brasileira e a reprodução da cidade como mercadoria
(PUC-Campinas, 2021-02-11)O déficit habitacional tem se apresentado como um problema histórico na sociedade brasileira. Contudo, trata-se de uma questão enfrentada pela população economicamente pobre. Ao longo dos anos, as frustradas tentativas de ... -
A justiça restaurativa como alternativa ao direito penal retributivo sob o prisma da vitimologia nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher
(PUC-Campinas, 2021-02-23)O presente trabalho tem como objetivo compreender, com base na neutralização sofrida pelas vítimas na resolução de conflitos expostos à órbita penal, se a Justiça Restaurativa é um mecanismo apto a proporcionar a reintegração ... -
Inclusão de pessoas com deficiência (PCD) em empresas: uma leitura das práticas de inclusão a partir das considerações finais do comitê sobre os direitos da pessoa com deficiência da ONU sobre o Brasil
(PUC-Campinas, 2020-12-17)O trabalho versa sobre inclusão das pessoas com deficiência (PcDs) em empresas com base nas considerações feitas pelo Comitê sobre os Direitos das PcDs da ONU ao Estado brasileiro em 2015. O Comitê foi criado pelo Protocolo ...