Escola de Linguagem e Comunicação: Recent submissions
Now showing items 21-40 of 177
-
Consumo, discurso e representação da pessoa idosa na comunicação organizacional: estudo de experiências, memórias e afetos na Região Metropolitana de Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-03-31)O Brasil possui uma população significativamente idosa, que cresce a cada ano (IBGE, 2018). Contudo, esse segmento social é frequentemente tratado como declinante e recebe uma representação parcial, tanto em discursos ... -
Juventudes, jornalismo e os sentidos sobre as periferias: um estudo com leitores da Agência Mural
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-19)Na América Latina, os jovens representam um dos setores mais vulneráveis ao empobrecimento e são visíveis para as autoridades apenas em função dos problemas que representam, tendo poucas alternativas de inserção econômica ... -
Sobre educação e democracia: um estudo a partir de discursos circulados nos sites Brasil Paralelo e Brasil de Fato
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-21)Partindo da premissa de que a escola é uma instituição que reflete a heteroglossia discursiva, marcada por diferentes ideologias, esta pesquisa objetiva identificar concepções de democracia e de educação em discursos ... -
Transgeneridade em tela: os efeitos discursivos na representação das protagonistas dos filmes Una Mujer Fantástica e Alice Júnior
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-01-31)Esta pesquisa surge ao considerar o cinema como um espaço privilegiado de representações e da manifestação de um certo discurso artístico que mistura diferentes tipos de linguagem, capazes de modular os imaginários e ... -
A comunicação organizacional e as políticas de diversidade, equidade e inclusão (DE&I): um estudo das estratégias da Heineken no Brasil
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-26)Nos últimos anos, o público consumidor, as instituições supranacionais, os grupos minoritários e o mercado de capitais trouxeram a agenda Environmental, Social, and Governance (ESG) para o mundo do trabalho, levando ... -
A memória de Campinas em cardápios: um estudo de caso usando a multimodalidade
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-28)A sociedade atual tem como hábito buscar ambientes fora de casa para o consumo de refeições. Nesses estabelecimentos, nota-se a presença de um material informativo, o cardápio, que é utilizado pelas pessoas na identificação de ... -
Redes sociais digitais e consumo de música cristã: análise de caso do canal de Gabriela Rocha no YouTube
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-03-25)A Reforma Protestante foi um movimento religioso e da fé cristã que teve início com Martinho Lutero, em 1517, e que contrastou com algumas práticas e questões teológicas concernentes à Igreja Católica da época, uma vez ... -
Moda e subjetividades no Instagram: análise dos comentários em @Camila Coutinho e @Garotas Estúpidas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-22)A moda ganhou novas possibilidades de consumo diante do aumento do fluxo de ideias, do compartilhamento de dados e da cultura participativa, impulsionados e potencializados pelas redes sociais, que desempenham papel ... -
Confinada (2020): representações do trabalho doméstico no Brasil no contexto da pandemia de Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-19)RESUMO: No contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil, as trabalhadoras domésticas foram expostas a diversos riscos de contaminação, além de terem um aumento significativo em suas jornadas de trabalho, fatores que ... -
Histórias que (re)existem
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-27)O trabalho buscou abordar e questionar as condições de opressão ABSTRACT impostas às mulheres pela sociedade patriarcal, através da produção de uma série de trabalhos artísticos e de uma investigação teórica baseada em ... -
A representação do binômio esquerda/direita no brasil: análise de dois perfis no TikTok
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-16)A rede social TikTok, lançada em 2016 ainda como Douyin na China, é mais uma das ferramentas informacionais que contribuem para consolidar o processo de midiatização da política e de atores políticos no cenário contemporâneo. ... -
Os festivais enquanto espaço da arte: um estudo de caso no Festival Arte Serrinha
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-05-28)Resumo: O presente trabalho dedicou-se a explorar um referencial que compreendesse o espaço da arte, visto aqui, como um meio de interação entre os indivíduos, as expressões artísticas e o território. Através do encontro ... -
Política para jovens: estratégias de comunicação de influenciadores digitais no Instagram
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-06-27)No senso comum, a juventude é considerada como sem interesse em conteúdos direcionados à política. No entanto, os jovens querem conhecer melhor o cenário político, mas o fato de eles serem tratados como distantes desse ... -
O desenho do lugar: expressões e impressões da cidade de Campinas - SP
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-10)A pesquisa investiga o fenômeno do desenho de observação in loco da paisagem urbana. De forma detalhada, como estudo de caso, descreve a atuação da comunidade global Urban Sketchers (USk) e da comunidade local Urban Sketchers ... -
Processos de criação em arte e tecnologia: corpo próprio e incorporação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-19)A pesquisa analisou como processos perceptivos são tecnologicamente mediados em poéticas de arte interativa. Compreendeu-se que as incorporações de dispositivos são atividades operatórias da poética e fundamentais para ... -
TCC - Projeto experimental Renova Be
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-11-27)Este trabalho apresenta o planejamento de uma campanha de produto para reforçar a marca e aumentar as vendas do colágeno da marca Renova Be, uma das principais comerciantes de suplementos alimentares do Brasil, e por ... -
Antologia do 10.º Concurso Literário da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas
(Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2024-09-01)É com grande entusiasmo que apresentamos a Antologia do 10.º Concurso Literário da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, uma coletânea que reúne vozes emergentes e criativas, cada uma ... -
Práticas de linguagem e identidade na relação Brasil-Angola: ensaios reflexivos
(Jogo de Palavras, 2024-01-01)Colaboração de: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Universidade Lusíada de Angola, Programa Manacás, Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro. -
Relatório final do projeto experimental da agência Gongo comunica para a linha Forever Better da marca Puma
(2023-12-05)O presente trabalho tem como objetivo fortalecer o reconhecimento de marca da linha sustentável da PUMA, a Forever Better, na cidade de São Paulo, reforçando a ideia de que um produto feito com materiais recicláveis ... -
Relatório final do projeto experimental da agência Antis para a marca Naveia
(2023-12-05)A Agência Anatis visa, por meio de um projeto experimental, criar uma campanha publicitária institucional destinada à Naveia, uma marca carioca que se destaca na comercialização de produtos vegetais, especialmente seus ...
