Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSá, Jeanete Liasch Martins de
dc.contributor.authorRoberto, Simone
dc.date.accessioned2025-10-29T19:50:31Z
dc.date.available2025-10-29T19:50:31Z
dc.date.issued2025-06-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19546
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a atuação do serviço social na promoção da inclusão e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual em situação de violência, destacando os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para garantir sua proteção e cidadania. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, fundamentada em referencial teórico, análise documental e relatos de experiências obtidos durante o estágio supervisionado na organização SORRI Campinas. As ações profissionais foram observadas a partir da articulação entre teoria e prática, com ênfase na atuação interdisciplinar e na construção de redes de apoio. Os resultados obtidos apontam que a deficiência intelectual, somada a condições sociais de vulnerabilidade, agrava a exposição à violência, tornando essencial a presença de equipes multidisciplinares capacitadas e sensíveis às particularidades desses sujeitos. O trabalho evidenciou ainda a relevância da escuta qualificada, do encaminhamento adequado e da implementação de políticas públicas inclusivas. A experiência de estágio contribuiu para compreender a importância do papel do assistente social como agente de transformação, capaz de mediar situações complexas, fortalecer vínculos familiares e comunitários, e promover a dignidade e os direitos humanos. Conclui-se que, apesar dos avanços legais e teóricos, ainda há desafios significativos na efetivação da proteção integral às pessoas com deficiência, sendo necessário ampliar o número de profissionais preparados e fortalecer a articulação entre os serviços da rede.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the role of social services in promoting inclusion and defending the rights of people with intellectual disabilities who are victims of violence, highlighting the challenges faced and the strategies used to ensure their protection and citizenship. The methodology adopted was qualitative in nature, based on theoretical frameworks, document analysis, and reports of experiences obtained during the supervised internship at the SORRI Campinas organization. Professional actions were observed based on the articulation between theory and practice, with an emphasis on interdisciplinary work and the construction of support networks. The results obtained indicate that intellectual disabilities, combined with social conditions of vulnerability, aggravate the exposure to violence, making it essential to have trained multidisciplinary teams that are sensitive to the particularities of these individuals. The study also highlighted the importance of qualified listening, appropriate referral, and the implementation of inclusive public policies. The internship experience contributed to understanding the importance of the role of the social worker as an agent of transformation, capable of mediating complex situations, strengthening family and community ties, and promoting dignity and human rights. It is concluded that, despite legal and theoretical advances, there are still significant challenges in implementing comprehensive protection for people with disabilities, making it necessary to increase the number of trained professionals and strengthen the articulation between the network's services.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectserviço socialpt_BR
dc.subjectdeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectviolênciapt_BR
dc.subjectdireitos humanospt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjectsocial servicept_BR
dc.subjectintellectual disabilitypt_BR
dc.subjectviolencept_BR
dc.subjecthuman rightspt_BR
dc.subjectinclusionpt_BR
dc.titleServiço social e a pessoa com deficiência intelectual em situação de violênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes4604351176990717pt_BR
puc.advisorLattes0474374696851422pt_BR
puc.refereeGodoi, Stela Cristina
puc.refereeBoareto, José Antônio
puc.refereeLattes9631264957066626pt_BR
puc.refereeLattes9121223481247107pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramServiço Socialpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples