| dc.contributor.advisor | Sá, Jeanete Liasch Martins de | |
| dc.contributor.author | Roberto, Simone | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T19:50:31Z | |
| dc.date.available | 2025-10-29T19:50:31Z | |
| dc.date.issued | 2025-06-24 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19546 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a atuação do serviço social na
promoção da inclusão e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência
intelectual em situação de violência, destacando os desafios enfrentados e as
estratégias utilizadas para garantir sua proteção e cidadania. A metodologia
adotada foi de natureza qualitativa, fundamentada em referencial teórico, análise
documental e relatos de experiências obtidos durante o estágio supervisionado
na organização SORRI Campinas. As ações profissionais foram observadas a
partir da articulação entre teoria e prática, com ênfase na atuação interdisciplinar
e na construção de redes de apoio. Os resultados obtidos apontam que a
deficiência intelectual, somada a condições sociais de vulnerabilidade, agrava a
exposição à violência, tornando essencial a presença de equipes
multidisciplinares capacitadas e sensíveis às particularidades desses sujeitos. O
trabalho evidenciou ainda a relevância da escuta qualificada, do
encaminhamento adequado e da implementação de políticas públicas inclusivas.
A experiência de estágio contribuiu para compreender a importância do papel do
assistente social como agente de transformação, capaz de mediar situações
complexas, fortalecer vínculos familiares e comunitários, e promover a dignidade
e os direitos humanos. Conclui-se que, apesar dos avanços legais e teóricos,
ainda há desafios significativos na efetivação da proteção integral às pessoas
com deficiência, sendo necessário ampliar o número de profissionais preparados
e fortalecer a articulação entre os serviços da rede. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This study aims to analyze the role of social services in promoting inclusion and
defending the rights of people with intellectual disabilities who are victims of
violence, highlighting the challenges faced and the strategies used to ensure their
protection and citizenship. The methodology adopted was qualitative in nature,
based on theoretical frameworks, document analysis, and reports of experiences
obtained during the supervised internship at the SORRI Campinas organization.
Professional actions were observed based on the articulation between theory and
practice, with an emphasis on interdisciplinary work and the construction of
support networks. The results obtained indicate that intellectual disabilities,
combined with social conditions of vulnerability, aggravate the exposure to
violence, making it essential to have trained multidisciplinary teams that are
sensitive to the particularities of these individuals. The study also highlighted the
importance of qualified listening, appropriate referral, and the implementation of
inclusive public policies. The internship experience contributed to understanding
the importance of the role of the social worker as an agent of transformation,
capable of mediating complex situations, strengthening family and community
ties, and promoting dignity and human rights. It is concluded that, despite legal
and theoretical advances, there are still significant challenges in implementing
comprehensive protection for people with disabilities, making it necessary to
increase the number of trained professionals and strengthen the articulation
between the network's services. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | serviço social | pt_BR |
| dc.subject | deficiência intelectual | pt_BR |
| dc.subject | violência | pt_BR |
| dc.subject | direitos humanos | pt_BR |
| dc.subject | inclusão | pt_BR |
| dc.subject | social service | pt_BR |
| dc.subject | intellectual disability | pt_BR |
| dc.subject | violence | pt_BR |
| dc.subject | human rights | pt_BR |
| dc.subject | inclusion | pt_BR |
| dc.title | Serviço social e a pessoa com deficiência intelectual em situação de violência | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 4604351176990717 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 0474374696851422 | pt_BR |
| puc.referee | Godoi, Stela Cristina | |
| puc.referee | Boareto, José Antônio | |
| puc.refereeLattes | 9631264957066626 | pt_BR |
| puc.refereeLattes | 9121223481247107 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Serviço Social | pt_BR |