Teologia em versos: uma análise teológica da música POP por meio das canções de Tiago Iorc
Autor
Orientador
Favretto, Alexandre BorattiData de publicação
17/12/2025Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho versa sobre o tema “Teologia em versos: uma análise teológica da música Pop por meio das canções de Tiago Iorc” e traz como problemática a busca de elementos teológicos presentes da música Pop de Tiago Iorc. Para tal, elegeu-se o método da teopoética que proporciona a aproximação entre teologia e música, enquanto expressão artística, possibilitando ainda um resgate da linguagem simbólica tão utilizada no período patrístico. Seguindo os desejos do Papa Francisco de estabelecer um diálogo interdisciplinar e, mais recentemente, sobre a valorização da literatura – arte – com processo de crescimento e amadurecimento intelectual e espiritual, este trabalho desdobra-se em três sessões principais a partir da proposta metodológica de Francisco “contemplar, discernir e propor”. Buscando num primeiro momento desvelar como que este diálogo se dá pelo fato de que ambas as disciplinas, tratam, cada qual a seu modo, sobre o homem, suas buscas, anseios e desejos. Logo, o ponto de encontro e diálogo é justamente o humano. Por isso, todas as vezes que Tiago Iorc canta sobre estas questões, sobre a fragmentação, a sede insaciável que o homem traz em si, o desejo de viver o amor e a felicidade, ele toca em questões de ordem teológica. Afinal, essa sede e busca constante do ser humano, presente em suas músicas, não seriam sede de Deus? Será está reflexão e caminho, que permitirá então entender e afirmar a música – Pop – como um novo modo e lugar de se fazer teologia.
This research explores the theme “Theology in Verses: A Theological Analysis of Pop Music through the Songs of Tiago Iorc” and addresses the central question of identifying the theological elements present in Tiago Iorc Pop compositions. To this end, the theopoetic method was adopted, as it enables a fruitful dialogue between theology and music as forms of artistic expression, while also recovering the symbolic language widely employed during the Patristic period. In accordance with Pope Francis call for an interdisciplinary dialogue and his recent emphasis on the value of literature and art as processes of intellectual and spiritual growth and maturation, this study is structured into three main sections, following Francis methodological proposal: to contemplate, to discern, and to propose. Initially, the research seeks to unveil how this dialogue unfolds, considering that both disciplines – each in its own way – reflect on the human being, his searches, aspirations, and desires. The meeting point and locus of dialogue are therefore found in the human experience itself. Whenever Tiago Iorc sings about existential fragmentation, the insatiable thirst that dwells within the human heart, or the longing to live love and happiness, he implicitly addresses theological dimensions of human existence. Ultimately, this reflection suggests that the human thirst and constant search expressed in his songs may be understood as a thirst for God. Thus, this path of interpretation allows us to recognize Pop music as a new way and locus for doing theology in contemporary culture.
Palavras-chave
TeologiaMúsica Pop
Tiago Iorc
Teopoética
Antropologia Teológica
Diálogo interdisciplinar
Theology
Pop Music
Theopoetics
Theological Anthropology
Interdisciplinary Dialogue
