| dc.contributor.advisor | Favretto, Alexandre Boratti | |
| dc.contributor.author | Botura, Felipe Mateus | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-09T15:28:03Z | |
| dc.date.available | 2025-12-09T15:28:03Z | |
| dc.date.issued | 2025-12-17 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19569 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre o tema “Teologia em versos: uma análise teológica da música Pop por
meio das canções de Tiago Iorc” e traz como problemática a busca de elementos teológicos
presentes da música Pop de Tiago Iorc. Para tal, elegeu-se o método da teopoética que
proporciona a aproximação entre teologia e música, enquanto expressão artística, possibilitando
ainda um resgate da linguagem simbólica tão utilizada no período patrístico. Seguindo os
desejos do Papa Francisco de estabelecer um diálogo interdisciplinar e, mais recentemente,
sobre a valorização da literatura – arte – com processo de crescimento e amadurecimento
intelectual e espiritual, este trabalho desdobra-se em três sessões principais a partir da proposta
metodológica de Francisco “contemplar, discernir e propor”. Buscando num primeiro momento
desvelar como que este diálogo se dá pelo fato de que ambas as disciplinas, tratam, cada qual a
seu modo, sobre o homem, suas buscas, anseios e desejos. Logo, o ponto de encontro e diálogo
é justamente o humano. Por isso, todas as vezes que Tiago Iorc canta sobre estas questões, sobre
a fragmentação, a sede insaciável que o homem traz em si, o desejo de viver o amor e a
felicidade, ele toca em questões de ordem teológica. Afinal, essa sede e busca constante do ser
humano, presente em suas músicas, não seriam sede de Deus? Será está reflexão e caminho,
que permitirá então entender e afirmar a música – Pop – como um novo modo e lugar de se
fazer teologia. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This research explores the theme “Theology in Verses: A Theological Analysis of Pop Music
through the Songs of Tiago Iorc” and addresses the central question of identifying the
theological elements present in Tiago Iorc Pop compositions. To this end, the theopoetic
method was adopted, as it enables a fruitful dialogue between theology and music as forms of
artistic expression, while also recovering the symbolic language widely employed during the
Patristic period. In accordance with Pope Francis call for an interdisciplinary dialogue and his
recent emphasis on the value of literature and art as processes of intellectual and spiritual growth
and maturation, this study is structured into three main sections, following Francis
methodological proposal: to contemplate, to discern, and to propose. Initially, the research
seeks to unveil how this dialogue unfolds, considering that both disciplines – each in its own
way – reflect on the human being, his searches, aspirations, and desires. The meeting point and
locus of dialogue are therefore found in the human experience itself. Whenever Tiago Iorc sings
about existential fragmentation, the insatiable thirst that dwells within the human heart, or the
longing to live love and happiness, he implicitly addresses theological dimensions of human
existence. Ultimately, this reflection suggests that the human thirst and constant search
expressed in his songs may be understood as a thirst for God. Thus, this path of interpretation
allows us to recognize Pop music as a new way and locus for doing theology in contemporary
culture. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Teologia | pt_BR |
| dc.subject | Música Pop | pt_BR |
| dc.subject | Tiago Iorc | pt_BR |
| dc.subject | Teopoética | pt_BR |
| dc.subject | Antropologia Teológica | pt_BR |
| dc.subject | Diálogo interdisciplinar | pt_BR |
| dc.subject | Theology | pt_BR |
| dc.subject | Pop Music | pt_BR |
| dc.subject | Theopoetics | pt_BR |
| dc.subject | Theological Anthropology | pt_BR |
| dc.subject | Interdisciplinary Dialogue | pt_BR |
| dc.title | Teologia em versos: uma análise teológica da música POP por meio das canções de Tiago Iorc | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 9060072624561828 | pt_BR |
| puc.advisorLattes | 0575913693505020 | pt_BR |
| puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Teologia | pt_BR |