DSpace Puc-Campinas - Produção - Repositorio: Recent submissions
Now showing items 1661-1680 of 2390
-
A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
(PUC-Campinas, 2008-09-04)O presente estudo refere-se a uma pesquisa efetuada na Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Campinas, cujo objetivo foi produzir conhecimentos sobre a compreensão que jovens do Ensino Médio têm em relação a essa ... -
O potencial educacional do cinema de animação: três experiências na sala de aula
(PUC-Campinas, 2008-06-10)Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do educador, mostra a força da arte da animação como meio didático e suas conseqüências positivas na formação do aluno, que vive imerso em uma ... -
Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
(PUC-Campinas, 2005-02-11)O objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de ... -
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos
(PUC-Campinas, 2009-02-13)O presente trabalho visa compreender porque e como a formação do docente na Educação de Jovens e Adultos pode exercer influência na ação do educador comprometido com a dignidade humana e aprofundar os conhecimentos da ... -
O Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Matemática: avanços e perspectivas diante das pesquisas educacionais e das exigências legais
(PUC-Campinas, 2003-12-16)Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, e justifica-se pelo fato de os Projetos Pedagógicos das instituições de ensino superior serem, de uma maneira geral, bem ... -
População negra, relações inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)
(PUC-Campinas, 2007-12-17)Esta pesquisa qualitativa sobre População Negra, Relações Inter-Raciais e Formação de Educadoras/es: PENESB (1995-2007) , intenta refletir sobre as relações étnico-raciais, educação e formação continuada de professoras(es), ... -
A formação do professor e a prática escolar: dilemas e perspectivas para o ensino de matemática com pesquisa
(PUC-Campinas, 2004-11-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo buscar reflexões sobre como o ensino com pesquisa se faz presente na formação do professor de Matemática ... -
A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2007-03-27)Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores e refere-se à avaliação da aprendizagem. Os objetivos que a norteiam estão relacionados à formação de professores, à ... -
Arquitetura e escola: a percepção docente dos lugares educativos
(PUC-Campinas, 2009-12-11)Esta pesquisa apresenta as relações entre alguns autores que avaliam o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários e, principalmente, a visão de docentes do ensino fundamental ... -
Formação inicial de professores de sociologia: uma análise de suas necessidades formativas
(PUC-Campinas, 2009-02-18)A pesquisa, Formação inicial de professores de sociologia: uma análise das necessidades formativas trata-se de um estudo sobre a formação do professor de Sociologia. Nosso problema de pesquisa centra-se em conhecer quais ... -
Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
(PUC-Campinas, 2010-02-22)Devido às mudanças ocorridas no mundo no setor social, político e econômico e à forte presença das novas tecnologias, a Educação se vê obrigada a refletir e gerar mudanças no seu cenário para acompanhar um processo de ... -
Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
(PUC-Campinas, 2007-05-24)O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar os dilemas inerentes ao processo de implantação do portfólio como instrumento favorecedor de aprendizagem significativa em um curso de Letras de uma instituição ... -
Capacitação de professores de português que atuam no projeto Ensinar e Aprender corrigindo fluxos: um olhar para escritas criativas
(PUC-Campinas, 2007-05-31)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo refletir sobre a problemática da leitura e escrita criativas e conhecer o trabalho com o Projeto Ensinar ... -
Formação continuada para docentes no ensino superior: análise de um programa
(PUC-Campinas, 2009-12-11)O presente trabalho tem como proposta analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada no ensino superior, visando promover um fazer consciente do processo ensino e aprendizagem. Apresenta historicamente como ... -
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
(PUC-Campinas, 2007-08-21)Inserida na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , esta pesquisa tem como objetivo promover reflexões sobre a formação do fonoaudiólogo para o trabalho junto à Educação Inclusiva de crianças ... -
A meta-avaliação e a extensão universitária: um estudo de caso
(PUC-Campinas, 2010-02-26)A partir do interesse em compreender a formação do estudante universitário, focalizandoo como futuro profissional que deve ser capaz de atuar de forma diferenciada nas diversas situações de sua trajetória profissional e ... -
O brincar e a afetividade na prática pedagógica de professores de educação infantil
(PUC-Campinas, 2009-02-16)O presente trabalho tem por finalidade analisar o papel da afetividade e do brincar na educação da criança da educação infantil, enfocando o caráter teórico-prático da formação dos professores no que se refere à importância ... -
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
(PUC-Campinas, 2008-02-22)O momento histórico atual tem se caracterizado pela forte busca de novos modelos que possam dar conta das recentes demandas humanas e sociais, cada vez mais complexas que emergem em nossa sociedade marcada por constantes ... -
A educação corporativa e os impactos na empregabilidade do trabalhador: um estudo do SENAC
(PUC-Campinas, 2009-02-19)O presente trabalho tem como objetivo conhecer o Programa de Educação Corporativa do SENAC São Paulo, organizado institucionalmente pelo Núcleo de Educação Corporativa, no intuito de analisar, através de estudo de caso, o ... -
A auto-avaliação institucional na visão dos coordenadores das comissões próprias de avaliação das instituições de ensino superior de Campinas
(PUC-Campinas, 2007-06-13)Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Estudos em Avaliação e tem como objetivo estudar o trabalho das Comissões Próprias de Avaliação das Instituições de Ensino Superior de Campinas, que integram o Sistema ...