DSpace Puc-Campinas - Produção - Repositorio: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1561-1580 de 2438
-
Retecendo voz e vez: o papel das assembleias de classe na mediação e na resolução de conflitos
(PUC-Campinas, 2020-02-14)Esse estudo consistiu em compreender o papel das assembleias de classe no âmbito escolar. Para tanto, um de nossos objetivos específicos foi o de investigar de que maneira Escolas Municipais de Ensino Fundamental I de ... -
A atenção plena e autorregulação da aprendizagem no ensino fundamental: um estudo de revisão
(PUC-Campinas, 2021-02-19)O conceito de atenção, fator interveniente no processo de aprendizagem, pode variar de acordo com a perspectiva teórica adotada. Nesse estudo, discute-se esse conceito a partir de duas abordagens: a primeira, a Atenção ... -
Desafios e oportunidades no Programa Universidade Para Todos
(PUC-Campinas, 2021-02-25)O objetivo desta dissertação foi o de compreender os desafios e oportunidades proporcionados pelo Programa Universidade Para Todos – ProUni. Para atender tal objetivo, optamos por estudar a visão dos próprios bolsistas ... -
O processo de autorregulação e a construção da representação de si: intervenção realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2020-02-13)A necessidade de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem é o ponto que impulsionou a realização da pesquisa. Foram escolhidos dois temas que pautaram as discussões e investigação: a autorregulação da aprendizagem ... -
Infância digital: elaborações de crianças sobre suas experiências na educação infantil a partir do uso de tablet
(PUC-Campinas, 2021-02-25)Trata-se de pesquisa fundamentada na Teoria Histórico-Cultural com intuito de investigar possíveis contribuições que o uso do tablet, manuseado por crianças da Educação Infantil para fotografar aquilo de que mais gostam ... -
A educação bilíngue por seus agentes em uma visão dialógica com a teoria da luta por reconhecimento
(PUC-Campinas, 2020-11-26)Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação”, e no Grupo de Pesquisa “Política e Fundamentos da Educação”, a ... -
Afetividade e a escolha profissional no ensino médio
(PUC-Campinas, 2021-02-25)Esta pesquisa teve como objetivo investigar os indícios relacionados aos modos de afetar de professores e da família percebidos por alunos do 3o ano do Ensino Médio em seus processos de escolha profissional. Assim, a questão ... -
Práticas de ensino e o desenvolvimento do senso numérico em crianças do 1º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2020-12-15)A pesquisa surgiu a partir de inquietações resultantes das vivências da professorapesquisadora em sala de aula e dos estudos realizados no GEProMAI – Grupo de Estudos: Professores Matematizando nos Anos Iniciais. As questões ... -
Construção identitária e políticas públicas: ancestralidade africana, açúcar e nutrição pela narrativa autobiográfica de uma educadora
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma narrativa autobiográfica de uma educadora, abordando o ensino da cultura afro-brasileira e africana a partir de uma perspectiva interdisciplinar e o tema transversal da educação ... -
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
(PUC-Campinas, 2020-02-14)Gestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, ... -
Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais e as reverberações na prática de uma professora pesquisadora
(PUC-Campinas, 2020-02-19)Trata-se de uma pesquisa de mestrado que investigou a seguinte questão: quais os saberes que foram desenvolvidos pela professora pesquisadora a partir da utilização de jogos para a aprendizagem de números e operações com ... -
Linguagem escrita e música: possibilidades para o processo de alfabetização
(PUC-Campinas, 2018-02-22)O presente estudo é uma pesquisa participante do tipo intervenção, que conta com alunos de ciclo de alfabetização concluído, sem, no entanto, estarem alfabetizados. A música foi assumida como eixo norteador do trabalho. ... -
Direito educacional em cursos de direito de Campinas: o que pensam os discentes e coordenadores
(PUC-Campinas, 2019-02-27)Compreende-se como Direito Educacional o ramo específico da Ciência Jurídica capaz de estabelecer conceitos, princípios e normas próprios para regulamentação da relação educacional, seja entre pessoas físicas, pessoas ... -
Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
(PUC-Campinas, 2019-12-12)A presente dissertação se insere no campo de estudos sobre eficácia escolar, o mesmo que, segundo a literatura, reúne estudos preocupados em compreender os fenômenos que ocorrem em escolas que promovem de forma duradoura ... -
O ProUni sob a ótica de docentes e da direção do curso de pedagogia de uma instituição de ensino do interior do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2019-06-26)O Programa Universidade para Todos – ProUni, criado em 2004 e institucionalizado em 2005, tem como objetivo a concessão de bolsas parciais e integrais a jovens estudantes da rede pública de ensino médio, com renda per ... -
Expectativas de jovens de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP em relação ao ensino superior.
(PUC-Campinas, 2019-12-12)O último ano do Ensino Médio recebe especial atenção, por se tratar de um período em que os estudantes se deparam com a complexa tarefa de estabelecer suas disposições quanto ao futuro que projetam para si em relação aos ... -
Gestão escolar: ações que desencadeiam a melhoria do IDEB no estado do Maranhão
(PUC-Campinas, 2016-02-17)Um dos desafios da gestão escolar, no século XXI, implica a qualidade da educação básica. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo investigar as ações e estratégias desencadeadas pelos gestores escolares das escolas ... -
O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
(PUC-Campinas, 2017-12-20)A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido ... -
Livros da Vida: Memórias das crianças e/em práticas pedagógicas na Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2017-02-16)Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo analisar as contribuições do Livro da Vida, como instrumento mediador da memória das crianças sobre suas vivências no cotidiano escolar. Os objetivos específicos foram (i) ... -
Governamentalidade e multiculturalismo na revista nova escola
(PUC-Campinas, 2016-12-15)Esta pesquisa tratou de investigar como o tema multiculturalismo vem sendo veiculado na mídia – especificamente, na revista Nova Escola. O objetivo geral foi examinar como o tema multiculturalismo vem sendo tratado e ...