Show simple item record

dc.contributor.advisorGuzzo, Raquel Souza Lobo
dc.contributor.authorSilbiger, Júlia
dc.date.accessioned2025-01-24T14:29:36Z
dc.date.available2025-01-24T14:29:36Z
dc.date.issued2024-12-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17460
dc.description.abstractA presente pesquisa inclui uma revisão sistemática integrativa da literatura sobre a temática dos efeitos da pandemia de COVID-19 na primeira infância e objetiva utilizar a brincadeira como meio para compreender, a partir da perspectiva de uma turma de crianças de 6 e 7 anos matriculadas em uma escola da rede pública do interior do Estado de São Paulo, e como a pandemia de COVID-19 afetou suas vidas. Para isso, foram realizadas intervenções em formato de rodas de conversa, com perguntas disparadoras, em 3 momentos distintos e consecutivos, nos quais as crianças foram indagadas sobre como brincavam antes, durante e depois da pandemia. Os resultados obtidos nas intervenções foram analisados, posteriormente, com a Metodologia Construtivo-Interpretativa de González-Rey e comparados com os dados obtidos na revisão sistemática integrativa. Pode-se concluir que os participantes mantiveram suas principais formas de brincadeira durante a pandemia, bem como tiveram interações com pares durante esse período, de modo que a brincadeira se mostrou um instrumento importante para pesquisar a realidade cotidiana de crianças, seja em relação ao passado ou em relação ao momento presente.pt_BR
dc.description.abstractThis research includes an integrative systematic review of the literature on the subject of the effects of the COVID-19 pandemic on early childhood and aims to use play as a means of understanding, from the perspective of a class of 6- and 7-year-old children enrolled in a public school in the interior of the state of São Paulo, how the COVID-19 pandemic has affected their lives. To this end, interventions were carried out in the form of conversation circles, with triggering questions, at 3 different and consecutive moments, in which the children were asked about how they played before, during and after the pandemic. The results obtained in the interventions were later analyzed using González-Rey's ConstructiveInterpretive Methodology and compared with the data obtained in the integrative systematic review. It can be concluded that the participants maintained their main forms of play during the pandemic, as well as having interactions with peers during this period, so that play proved to be an important tool for researching the daily reality of children, whether in relation to the past or the present moment.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectbrincadeirapt_BR
dc.subjectpsicologia escolarpt_BR
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.subjectdesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectpsicologia críticapt_BR
dc.subjectplaypt_BR
dc.subjectschool psychologypt_BR
dc.subjectpandemicpt_BR
dc.subjectchild developmentpt_BR
dc.subjectcritical psychologypt_BR
dc.titleBrincadeira é coisa séria: pandemia e o brincar na primeira infânciapt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes2955204369724231pt_BR
puc.advisorLattes8863163152848405pt_BR
puc.refereeSouza, Vera Lúcia Trevisan de
puc.refereePereira, Maria Teresa Jacinto Sarmento
puc.refereeLattes6876954243774464pt_BR
puc.refereeLattes8057703107235668pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record