Show simple item record

dc.contributor.authorHergesel, João Paulo Lopes de Meira
dc.contributor.authorMattos, Geórgia de
dc.date.accessioned2025-02-17T12:38:19Z
dc.date.available2025-02-17T12:38:19Z
dc.date.issued2023-08-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17474
dc.description.abstractEducação sexual é um tema polêmico no cotidiano escolar brasileiro; entretanto, nota-se na produção audiovisual contemporânea o surgimento de narrativas que fomentam o olhar crítico do espectador sobre assuntos relacionados a gênero e sexualidade. Esse artigo tem como objetivo entender o modo como a ficção televisiva seriada pode motivar discussões em torno da educação sexual no cenário contemporâneo brasileiro, tendo como objeto de estudo a série Feras (2019), com enfoque no empoderamento feminino, e adotando a metodologia qualitativa e prioritariamente bibliográfica. Os principais resultados apontaram que a representação na série não reforça os padrões e normas de gênero, mas valoriza as diferenças identitárias, enquanto identidades assertivas, que preconizam uma possível transformação sociocultural.pt_BR
dc.description.abstractSex education is a controversial topic in Brazilian school life. However, narratives that encourage viewers’ critical view on themes related to gender and sexuality are emerging in contemporary audiovisual productions. This study aims to understand how serial television fiction can motivate discussions around sex education in the contemporary Brazilian scenario, having the series Feras (‘Beasts’, 2019) as its object of study, focusing on female empowerment, and adopting a qualitative and primarily bibliographic methodology., Our main results pointed out that the representation in the series avoids reinforcing gender standards and norms, while it values identity differences, and asserts identities that advocate a possible sociocultural transformation.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherComunicação & educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectestudos de televisãopt_BR
dc.subjectficção seriadapt_BR
dc.subjectgênero e sexualidadept_BR
dc.subjectidentidadespt_BR
dc.subjecteducação sexualpt_BR
dc.subjecttelevision studiespt_BR
dc.subjectserial fictionpt_BR
dc.subjectgender and sexualitypt_BR
dc.subjectidentitiespt_BR
dc.subjectsex educationpt_BR
dc.title“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feraspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes0081045915422658pt_BR
dc.identifier.lattes6023455070493505pt_BR
puc.centerNão se aplicapt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record