Processos de criação em arte e tecnologia: corpo próprio e incorporação
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Autor
Amaral, Beatriz Fernandes Pinheiro do
Orientador
Donati, Luisa Angélica ParaguaiData de publicação
19/02/2024Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa analisou como processos perceptivos são tecnologicamente mediados em
poéticas de arte interativa. Compreendeu-se que as incorporações de dispositivos são
atividades operatórias da poética e fundamentais para a construção da linguagem artística
dos objetos de estudo: Sensitive to Pleasure (2010), Empreintes Sonores (2023) e Space
Messengers (2023). Para tal finalidade, o estudo apoiou-se metodologicamente na dimensão
prática do processo de criação (Rey, 2002), localizando seus elementos técnicos e
posteriormente, fazendo uso dos conceitos de corpo próprio e incorporação (Merleau-Ponty,
1989) para descrição das operações poéticas. Foram identificadas, primeiramente, as
relações de mediação humano-tecnologia que ampliam, distorcem ou reduzem a capacidade
sensória corporal do visitante/interator a favor da intencionalidade artística, e em segundo
lugar, quais disposiPvos e recursos tecnológicos tiveram sua lógica de uso desviadas. Por fim,
entende-se que a multiestabilidade tecnológica (Ihde, 2017) possibilita um uso não
programado dos recursos tecnológicos incorporados e que nas obras estudadas, configuram-se como resistências micropolíticas (Feenberg, 2013). The research analyzed how perceptual processes are technologically mediated in interacPve
art poePcs. It was understood that the incorporaPon of devices are operaPve acPviPes of
poePcs and fundamental for the construcPon of the arPsPc language of the objects of study:
SensiPve to Pleasure (2010), Empreintes Sonores (2023) and Space Messengers (2023). For
this purpose, the study was methodologically based on the pracPcal dimension of the
creaPon process (Rey, 2002), locaPng its technical elements and subsequently, making use of
the concepts of one's own body and incorporaPon (Merleau-Ponty, 1989) to describe the
poePc operaPons. Firstly, the human-technology mediaPon relaPonships that expand, distort
or reduce the visitor/interactor's bodily sensory capacity in favor of arPsPc intenPonality
were idenPfied, and secondly, which technological devices and resources had their logic of
use diverted. Finally, it is understood that technological mulPstability (Ihde, 2017) allows for
an unscheduled use of incorporated technological resources and that, in the works studied,
they are configured as micropoliPcal resistances (Feenberg, 2013).
Palavras-chave
Arte e TecnologiaExperiência Perceptiva e incorporação
Multiestabilidade Tecnológica e Resistência micropolítica
Art and Technology
Perceptual experience and embodiment
Technological MulPstability and MicropoliPcal Resistance