Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDonati, Luisa Angélica Paraguai
dc.contributor.authorAmaral, Beatriz Fernandes Pinheiro do
dc.date.accessioned2025-03-18T13:54:19Z
dc.date.available2025-03-18T13:54:19Z
dc.date.issued2024-02-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17606
dc.description.abstractA pesquisa analisou como processos perceptivos são tecnologicamente mediados em poéticas de arte interativa. Compreendeu-se que as incorporações de dispositivos são atividades operatórias da poética e fundamentais para a construção da linguagem artística dos objetos de estudo: Sensitive to Pleasure (2010), Empreintes Sonores (2023) e Space Messengers (2023). Para tal finalidade, o estudo apoiou-se metodologicamente na dimensão prática do processo de criação (Rey, 2002), localizando seus elementos técnicos e posteriormente, fazendo uso dos conceitos de corpo próprio e incorporação (Merleau-Ponty, 1989) para descrição das operações poéticas. Foram identificadas, primeiramente, as relações de mediação humano-tecnologia que ampliam, distorcem ou reduzem a capacidade sensória corporal do visitante/interator a favor da intencionalidade artística, e em segundo lugar, quais disposiPvos e recursos tecnológicos tiveram sua lógica de uso desviadas. Por fim, entende-se que a multiestabilidade tecnológica (Ihde, 2017) possibilita um uso não programado dos recursos tecnológicos incorporados e que nas obras estudadas, configuram-se como resistências micropolíticas (Feenberg, 2013).pt_BR
dc.description.abstractThe research analyzed how perceptual processes are technologically mediated in interacPve art poePcs. It was understood that the incorporaPon of devices are operaPve acPviPes of poePcs and fundamental for the construcPon of the arPsPc language of the objects of study: SensiPve to Pleasure (2010), Empreintes Sonores (2023) and Space Messengers (2023). For this purpose, the study was methodologically based on the pracPcal dimension of the creaPon process (Rey, 2002), locaPng its technical elements and subsequently, making use of the concepts of one's own body and incorporaPon (Merleau-Ponty, 1989) to describe the poePc operaPons. Firstly, the human-technology mediaPon relaPonships that expand, distort or reduce the visitor/interactor's bodily sensory capacity in favor of arPsPc intenPonality were idenPfied, and secondly, which technological devices and resources had their logic of use diverted. Finally, it is understood that technological mulPstability (Ihde, 2017) allows for an unscheduled use of incorporated technological resources and that, in the works studied, they are configured as micropoliPcal resistances (Feenberg, 2013).pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectArte e Tecnologiapt_BR
dc.subjectExperiência Perceptiva e incorporaçãopt_BR
dc.subjectMultiestabilidade Tecnológica e Resistência micropolíticapt_BR
dc.subjectArt and Technologypt_BR
dc.subjectPerceptual experience and embodimentpt_BR
dc.subjectTechnological MulPstability and MicropoliPcal Resistancept_BR
dc.titleProcessos de criação em arte e tecnologia: corpo próprio e incorporaçãopt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.description.sponsorshipId2022/05643-6pt_BR
dc.identifier.lattes9155472622822698pt_BR
puc.advisorLattes6616305768133913pt_BR
puc.refereeLeote, Rosangela da Silva
puc.refereeSilva, Tarcísio Torres
puc.refereeLattes1592443578418038pt_BR
puc.refereeLattes3425631891607984pt_BR
puc.centerEscola de Linguagem e Comunicaçãopt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples