Rankings universitários internacionais nos instrumentos de gestão das universidades brasileiras ranqueadas
Author
Alves, Artur Basílio Venturella
Vanz, Samile Andrea de Souza
Calderón, Adolfo Ignacio
Wandercil, Marco
Date
//2023Content Type
ArtigoPostgraduate Program
EducaçãoAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Objetiva investigar se e como as Instituições de Ensino Superior brasileiras ranqueadas na edição 2020/2021 do Ranking de Shanghai, Leiden, QS e THE mencionam rankings em seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI). A pesquisa é justificada pelo crescente uso dos rankings para a gestão universitária e adota uma abordagem qualitativa, analisando a presença e o conteúdo das menções aos rankings nos PDI's. Os resultados mostram que 59,6% das universidades analisadas em 2022 mencionaram rankings em seus PDI's, representando um aumento de 7,9% em relação ao estudo de 2019. Observou-se uma variedade de abordagens e enfoques nos PDI's, tais como: realização de análise aprofundada dos rankings, simples referência à posição institucional alcançada, adoção de metas de desempenho e a criação de espaços de monitoramento de resultados. Conclui-se que o interesse pelos rankings acadêmicos por parte das universidades brasileiras presentes nas principais tabelas classificatórias internacionais vem aumentando de forma significativa.
Keywords
Rankings universitáriosPlanos de desenvolvimento institucional
Educação superior
Avaliação externa
Governança universitária
