Produção acadêmica e científica: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1421-1440 de 2352
-
Buscando a cura pelo conhecimento: imaginário de estudantes sobre o curso de psicologia
(PUC-Campinas, 2015-02-26)O presente estudo objetiva investigar psicanaliticamente o imaginário de estudantes de psicologia sobre o curso de graduação. Justifica-se por lançar luz sobre os motivos pelos quais a profissão é escolhida, fato que, a ... -
Indicadores genéricos de mudança em psicoterapia e eficácia adaptativa
(PUC-Campinas, 2014-12-01)A presente pesquisa, de natureza exploratória, buscou combinar o critério da eficácia adaptativa com os da Lista de Indicadores Genéricos de Mudança (LIGM), para se compreender melhor como as pessoas mudam em psicoterapia. ... -
Uma visão psicanalítica sobre pacientes com transtornos alimentares
(PUC-Campinas, 2015-02-24)Considerando que os transtornos alimentares são patologias cuja incidência é crescente no cenário contemporâneo e podem levar à morte ou à incapacitação física e emocional, esta pesquisa tem o objetivo de compreender o ... -
Experiências com um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2013-02-19)Esta pesquisa tem como objetivo investigar e descrever algumas formações psíquicas (intrapsíquicas e intersubjetivas) produzidas no aqui-agora de um grupo de adolescentes; analisar a estrutura e o funcionamento para realizar ... -
Caracterização de encarcerados de uma unidade prisional
(PUC-Campinas, 2002-06-21)A pesquisa exploratória de tipo documental caracteriza encarcerados de Unidade Prisional, a partir da análise de registros de 308 roteiros de inclusão, relativos ao ano de 2.000. Compreendem dados: pessoais, de escolaridade, ... -
Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
(PUC-Campinas, 2014-02-25)Um grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm ... -
Atenção psicológica em situações extremas: compreendendo a experiência de psicólogos
(PUC-Campinas, 2015-02-10)Esta pesquisa objetivou compreender e interpretar a experiência de psicólogos que atuaram em diversos contextos considerados como situações extremas, incluindo as denominadas abruptas - desastres ambientais e acidentes ... -
Contribuições de Winnicott para estudo e prevenção da atitude antissocial no ambiente escolar
(PUC-Campinas, 2014-02-04)Nesta pesquisa procura-se apresentar as contribuições de Winnicott para a compreensão da tendência antissocial nos ambientes escolares e educacionais. Depois de retomar as pesquisas relacionando a obra de Winnicott à ... -
Modelo teórico de René Kaës na contextualização dos sintomas depressivos na latência
(PUC-Campinas, 2011-12-14)O objetivo deste trabalho foi: contextualizar o modelo teórico de René Kaës como método prospectivo dos sintomas depressivos no período da latência (6 a 12 anos). Para isto, foi montado um grupo de pesquisa com cinco ... -
Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores
(PUC-Campinas, 2016-02-15)A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão ... -
Entre indivíduo-sociedade e natureza-cultura: a constituição do ser - uma modelagem para a psicologia
(PUC-Campinas, 2011-12-20)A partir de uma perspectiva metodológica que traz os diagramas como ferramentas centrais e tomando como referência alguns autores que se utilizam dessa metodologia como recurso explicativo, pretende-se demonstrar a adequação ... -
Construção e validação de um instrumento de clima para criatividade nas organizações empresariais
(PUC-Campinas, 2005-06-21)O presente estudo teve como objetivo principal construir e validar uma Escala de Clima para Criatividade em Organizações Empresariais (QCC), bem como investigar a precisão da escala e comparar a percepção do clima criativo ... -
O lugar do sujeito na inclusão escolar: percalços e fracassos nas relações de subjetivação
(PUC-Campinas, 2010-02-10)Um dos grandes desafios que cercam o debate do processo de inclusão escolar são os aspectos intrínsecos que direcionam essa questão nas diferentes esferas sociais, dentre eles, a esfera individual do aluno incluído. ... -
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
(PUC-Campinas, 2012-02-16)Esta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo ... -
Construção e evidências de validade e precisão de escala de estilos de aprendizagem em universitários
(PUC-Campinas, 2011-02-04)O presente estudo apresenta a construção e evidências de validade e precisão de Escala de Estilos de Aprendizagem em Universitários. A escala foi construção da com base no modelo teórico dos estilos de aprendizagem ... -
Escala de avaliação de sintomas-90-R-SCL-90-R: adaptação, precisão e validade
(PUC-Campinas, 2001-11-23)Apresenta estudo de precisão e validade da Symptom Checklist - 90 - Revised (SCL-90-R), junto a população clínica, além de um estudo preliminar de padronização. SCL-90-R é uma escala multidimensional de auto-avaliação para ... -
A psicanálise aplicada a um grupo de pacientes psiquiátricos mediada por atividade física
(PUC-Campinas, 2014-02-11)A presente pesquisa teve como objetivo investigar a técnica grupal, Grupo de Atividades Físicas enquanto dispositivo psicoterapêutico para pacientes psiquiátricos com adoecimento mental severo. Os conceitos psicanalíticos ... -
Critérios de progresso em psicoterapias de crianças na avaliação de psicoterapeutas
(PUC-Campinas, 2012-02-28)Apesar de largamente praticadas, as psicoterapias de crianças contam com um volume bastante reduzido de pesquisas empíricas para a avaliação de sua eficiência. Os estudos disponíveis abarcam uma variedade de temas entre ... -
Supervisão de estágio em psicologia escolar: contribuições da psicologia crítica à formação e à prática do supervisor
(PUC-Campinas, 2014-02-11)Este trabalho teve como objetivo investigar a supervisão de Estágio em Psicologia Escolar com base nas contribuições teóricas da psicologia crítica de referencial marxista. A pesquisa foi desenvolvida mediante a interlocução ... -
Construção e validação da escala de estilos de comunicação
(PUC-Campinas, 2013-02-21)O estilo de comunicação pode facilitar ou dificultar as relações sociais, portanto é relevante identificar o estilo que cada indivíduo possui, considerando os tipos de temperamentos, e manifesta como interlocutor. Neste ...